O WhatsApp anunciou que mensagens encaminhadas muitas vezes pelo aplicativo ganharão um link para uma pesquisa no Google sobre o assunto. A medida é mais uma iniciativa que tenta minimizar o impacto da desinformação que acontece dentro da plataforma.

O link irá aparecer somente nas mensagens que tem a etiqueta de setas duplas, que mostra um conteúdo encaminhado diversas vezes. O usuário poderá tocar ou clicar no botão de lupa que será exibido ao lado da mensagem e então será levado a uma busca do Google.

Neste caso, restará torcer para que alguma agência de checagem de fatos ou um órgão oficial apareça entre as primeiras posições da pesquisa caso a mensagem se trata de algum boato.

WhatsApp demonstra recurso de pesquisa dentro do aplicativoCrédito: WhatsApp

Em abril, o WhatsApp anunciou que iria limitar o encaminhamento de mensagens para um contato por vez na tentativa de conter a desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o app, as pessoas compartilharam 70% menos mensagens desde a restrição.

O recurso de pesquisar na internet já está disponível para os usuários no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido que usam a versão mais recente do WhatsApp para Android e iOS, e do WhatsApp Web/Computador. A companhia diz que não tem acesso ao conteúdo da mensagem.