Tecnologia

Mercedes-Benz: motorista poderá assistir séries enquanto veículo dirige sozinho

Sistema avançado de nível 3 permite que motoristas assistam filmes e joguem videogame enquanto "piloto automático" está em funcionamento

A montadora alemã Mercedes-Benz apresentou seu sistema de direção autônoma que em breve estará disponível nos modelos EQS, elétrico de luxo da marca, e Classe S, um sedan com motor à combustão. Ele funciona graças a um conjunto de tecnologias que envolve sensores, câmeras, GPS e leitura ultrassônica.

O sistema de direção automática da marca é classificado como de nível 3, que em termos práticos significa que o condutor não necessita estar com sua atenção 100% voltada à via. Nos sistemas atuais, de nível 2, os motorista precisam estar totalmente concentrado no caminho ou com as mãos no volante.

A tecnologia de “piloto automático” da Tesla, por exemplo, exige que os condutores estejam sempre com ambas as mãos no volante para agir caso o sistema falhe. A alemã assumirá toda a responsabilidade a partir dos momentos que os motoristas ativarem o Drive Pilot, algo que não acontece nos sistema de nível 2, onde o motorista é o responsável por tudo o que acontece.

A Mercedes-Benz já está bem adiantada em seu processo de implementação da tecnologia e já conseguiu aprovação para que seus veículos rodem com o novo sistema de direção autônoma nos estados americanos da Califórnia e Nevada. Além dos EUA, empresa também conseguiu o aval da União Europeia.

Com isso, os proprietários dos veículos da gigante alemã poderão ativar a direção automática e tirar os olhos da via para realizar outra atividade, como assistir uma série ou jogar algum game na central multimídia.

Para garantir a segurança das pessoas no interior do automóvel, a tecnologia conta com algumas limitações. No momento, o sistema funciona apenas em velocidades de no máximo 40 mph, o equivalente a 65 km/h, e exige boas condições de tempo e iluminação.

O autopiloto ficará disponível apenas em rodovias mapeadas pelos engenheiros da Mercedes, que já mapearam 160 mil quilômetros só na Califórnia e devem continuar expandindo a área de cobertura da tecnologia. Ele também não funcionará em áreas com obras em andamento.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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