Mercedes terá carros com ChatGPT para conversar enquanto dirige
A Mercedes-Benz anunciou no dia 15 que vai instalar a IA (inteligência artificial) ChatGPT em mais de 900 mil veículos da marca. O projeto é em parceria com a Microsoft e, pelo menos por enquanto, só vai funcionar em carros com o sistema de infotenimento MBUX dos EUA.
Segundo a montadora alemã, a instalação é bastante simples. O usuário só precisa dizer ao assistente de voz do MBUX “Hey, Mercedes” que deseja entrar para o programa beta.
A partir daí, o próprio sistema operacional do veículo atualizará o software para incluir o ChatGPT, que será integrado por meio do serviço Azure OpenAI da Microsoft.
O que vai mudar
O objetivo da Mercedes com o ChatGPT é ampliar as opções do assistente de voz da marca. Hoje, o sistema só permite responder a comandos pré-definidos, como traçar rotas e informar a previsão do tempo, por exemplo.
Com a IA, se o condutor quiser se atualizar sobre alguma notícia, bastaria perguntar ao ChatGPT para receber a resposta em vez de cair na tentação de consultar o smartphone ao volante.
O sistema ainda poderia dar detalhes sobre o destino, sugerir uma receita para o jantar ou conversar sobre um assunto aleatório. Tudo isso usando a linguagem mais natural possível.
Preocupações com privacidade
Segundo a montadora, todos os dados da interação com o ChatGPT ficarão armazenados de forma anônima na plataforma Mercedes-Benz Intelligent Cloud.
As informações coletadas passarão por uma análise dos engenheiros da empresa a fim de entender os padrões de uso e oferecer melhorias. Ao que tudo indica, os dados não estarão disponíveis para a OpenAI, criadora do ChatGPT, trabalhar em futuras atualizações do seu programa.
O programa de testes deverá durar três meses. Mas, até agora, a Mercedez não divulgou se a novidade vai chegar em outros países nem se a parceria vai ser definitiva.