Há alguns dias, dissemos que você deveria desativar sua localização no Facebook Messenger: ele usava coordenadas de latitude e longitude com mais de cinco decimais de precisão, permitindo identificar o local do usuário com metros de exatidão.

Agora, o Messenger simplesmente removeu a função que mostrava a sua localização a todo momento. Para compartilhar onde você está, é preciso apertar um novo botão e escolher o local em que você se encontra. Stan Chudnovsky, diretor de produto do Messenger, diz que isto é “a base de tudo que está por vir”.

Para enviar sua localização, é preciso apertar o botão “…” e escolher a opção para compartilhar o seu local atual — isso envia para o outro usuário um mapa de onde você está.

messenger-location-sharing1-copy

Além da própria localização, é possível também enviar o endereço de outros locais, como um restaurante, um museu, ou um ponto de encontro, por exemplo. Chudnovsky lembra, entretanto, que o compartilhamento destas informações é completamente opcional.

Segundo ele, as equipes do Facebook trabalham nesta novidade há mais de três meses. Isso poderia ter sido anunciado um pouco antes: no final de maio, mostramos como um estudante de computação conseguiu criar uma extensão que permitia ver onde estava qualquer pessoa que já tivesse trocado mensagens com você pelo Messenger.

A extensão permitia ainda traçar rotas feitas por estes usuários, expondo a rotina de cada um deles. Ela deixará de funcionar com as novas opções de compartilhamento de localização do Facebook, mas funcionou o suficiente para mostrar como os dados armazenadas pela rede social podem ser precisos (e perigosos).

messenger-location-sharing2-copy

Chudnovsy acredita que a atualização fará as pessoas renovarem a forma como compartilham a localização, permitindo ao Facebook lançar “novas formas de experiências incríveis”.  Em entrevista ao TechCrunch, o diretor menciona o aplicativo chinês WeChat, que permite até mesmo chamar táxis dentro do próprio app — o que pode se tornar uma realidade para o Messenger, uma vez que o Facebook tenta fazer dele uma plataforma nativa com aplicativos exclusivos e dedicados ao aplicativo de chat.

A atualização começa a chegar hoje para todos os usuários do Messenger nas plataformas iOS e Android. Ela extingue a seta azul que constantemente compartilha a sua localização; isto agora está disponível no botão “…” com as novas opções de compartilhamento. [TechCrunch, Facebook]

Foto de capa: Kārlis Dambrāns/Flickr