_Ciência

Meteorito que atingiu casa nos EUA pode ser detrito do cometa Halley; veja

Suspeita é que possível meteorito seja proveniente da chuva de meteoros Eta Aquarídeos. Fenômeno é visto todos os anos, no início de maio

Meteorito que atingiu casa nos EUA pode ser detrito do cometa Halley; veja

Imagem: Hopewell Township Police Department/Reprodução

Na última segunda (8), uma rocha misteriosa atingiu o telhado de uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O cenário do ocorrido, relatado pela polícia local, sugere que o objeto metálico é um meteorito com cerca de 15 centímetros de comprimento.

O objeto atravessou o telhado da casa e amassou o chão de um quarto, por volta do meio-dia (horário de Brasília). Ele ricocheteou até o teto, onde abriu outro buraco, e caiu de volta ao chão – onde foi encontrado pela moradora Suzy Kop. Ninguém estava em casa no momento do incidente, e não houve feridos.

A princípio, os moradores pensaram que alguém teria jogado uma pedra na casa, mas os escombros deixados no local e a temperatura do objeto descartaram a hipótese. “Eu toquei nessa coisa porque pensei que fosse uma pedra aleatória, mas estava quente”, disse Kop à emissora americana CBS.

A rocha que danificou uma casa de Nova Jersey tem cerca de 10 centímetros por 15 centímetros.

Meteorito pode ser fragmento do Halley

Um meteorito é parte de um meteoro que sobreviveu à entrada na atmosfera terrestre. Ou seja, em vez de se destruir por completo com o atrito com o ar, eles alcançam a superfície do nosso planeta. O encontrado em Nova Jersey pode ser decorrente da chuva de meteoros Eta Aquarídeos, que podemos observar todos os anos no início de maio – desta vez, ela atingiu seu pico na madrugada do último sábado (6).

Esta chuva de meteoros aparece quando a Terra passa por detritos deixados pelo cometa Halley. Esses fragmentos queimam na atmosfera e aparecem como pontos brilhantes no céu – as famosas “estrelas cadentes”. O cometa Halley leva cerca de 76 anos para orbitar o Sol. E, cada vez que isso acontece, perde de 1 a 3 metros de material da superfície de seu núcleo, segundo a Nasa.

Kop também relatou à CBS que socorristas de emergências foram até o local para verificar como estavam os membros da família e vasculhar a casa em busca de resíduos de radioatividade.

Os meteoritos, porém, não oferecem quaisquer riscos à saúde de quem entra em contato com eles. Estas rochas alienígenas não apresentam substâncias tóxicas nem são significativamente mais radioativas do que qualquer rocha terrestre.

Sair da versão mobile