_Ciência

Meteorito raro é encontrado na Antártida

A pesquisa mapeada por imagens em satélite foi feita em uma área inexplorada da Antártida

meteorito antartida

Imagem: Divulgação/Maria Valdes

Um grupo de pesquisadores encontrou cinco novos meteoritos na Antártida. Um deles é raro, pesando 7,6 kg. A cientista pesquisadora do Field Museum e da Universidade de Chicago, Maria Valdes, estima que de cerca de 45 mil meteoritos encontrados na Antártida no século XX, apenas cem, aproximadamente, são deste tamanho ou maiores.

“O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente. Mas é claro que encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante”, disse.

O meteorito foi descoberto em uma área inexplorada da Antártida, mapeada por imagens de satélite. É o clima seco do continente, extremamente frio, que facilita a busca pelas rochas, que se destacam entre o gelo do local. A viagem aconteceu no verão da Antártida, no final de dezembro, quando as temperaturas giravam em torno de -10° C.

Os cinco novos meteoritos serão analisados ​​no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. Enquanto isso, os pesquisadores estudarão em suas instituições os sedimentos que podem conter micrometeoritos.

De acordo com Valdes, “estudar os meteoritos nos ajuda a entender melhor nosso lugar no universo”. Quanto maior for o tamanho da amostra que tivermos de meteoritos, melhor poderemos entender nosso Sistema Solar e melhor poderemos entender a nós mesmos”, finalizou.

Com informações de EurekAlert.

Sair da versão mobile