A série MinutePhysics sempre foi uma mina de ouro de fatos interessantes e explicações científicas. Mas prepare-se para ficar alucinado desta vez: neste vídeo, Henry Reach explica um jeito alternativo de fazer contas de subtração: somando.

[youtube PS5p9caXS4U 740 416]

Funciona assim: faça 9 menos cada um dos algarismos do número que você está subtraindo (exceto o algarismo da unidade, o último da direita; esse você subtrai de 10). Depois, pegue o número que encontrou e some ao outro número. Descarte o primeiro algarismo do resultado e pronto, você tem a diferença da primeira subtração.

A técnica se chama método dos complementos e é como calculadoras mecânicas, projetadas apenas para somar, fazem para realizar subtrações. É também semelhante ao método que computadores usam em base binária.

Parece meio complicado no começo, mas é porque estamos acostumados ao jeito tradicional que aprendemos na escola. Depois de ver este vídeo algumas vezes, o método fica mais fácil. Não tem uma aplicação muito prática, a não ser que você tenha sérios problemas com o método mais comum de pegar emprestado do algarismo ao lado. [YouTube]