Meu smartphone tem 4 GB: o que fazer para a memória render mais?
Tão importante quanto o armazenamento interno, a memória RAM nos celulares é a responsável por garantir que eles consigam executar várias operações ao mesmo tempo.
Atualmente, boa parte dos modelos básicos/intermediários possuem memórias de até 4 GB — o suficiente para a maioria dos usuários comuns. Porém, o uso de determinados aplicativos pode exigir um pouco mais do sistema, o que terá, como consequência, um celular mais lento.
Claro, quanto mais memória um celular tiver, melhor será a experiência do usuário. Isso garante maior agilidade no acionamento de aplicativos, além de acelerar a transição entre eles.
Felizmente, os sistemas Android e iOS de hoje contam com recursos para usar a memória RAM de forma mais eficiente. Esses softwares fecharão automaticamente aqueles aplicativos em segundo plano que o usuário não está utilizando a algum tempo – liberando mais memória para outras aplicações.
Entretanto, algumas dicas práticas podem ajudar a otimizar ainda mais a memória RAM dos smartphones. Confira algumas delas:
Limite o número de telas
Em vez de criar várias telas iniciais, pense na possibilidade de agrupar os vários aplicativos em pastas, e em apenas uma tela inicial. Aproveite e deixe de utilizar papéis de parede animados ou muitos widgets que são atualizados frequentemente.
Instale atualizações
Sempre que estiverem disponíveis, instale patchs de segurança do sistema e de todos os aplicativos. Além de manter o dispositivo mais seguro, essas atualizações fazem o celular funcionar de maneira mais eficiente.
Use versões “Lite” dos apps
Se você usa um determinado tipo de aplicativo, pense na possibilidade de trocá-lo por uma versão mais leve. O Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, possuem aplicativos mais “enxutos”, chamados “Lite”.
Não use “RAM Boosters”
Apesar de alguns aplicativos prometerem melhorias de desempenho, não usa apps do tipo “Task Killers” ou “RAM Boosters”. Esses aplicativos apenas gastam mais da sua memória, além de tornar o carregamento dos outros aplicativos mais lentos – sem falar no maior consumo de bateria.
Caso você já efetuou todos esses passos, mas o aparelho ainda apresenta problemas de lentidão, confira quais são os aplicativos que estão sendo usados em segundo plano.
No Android, por exemplo, essa configuração está disponível na versão de desenvolvedor do sistema. Para ativá-la, basta seguir o passo a passo:
- Entre nas configurações do aparelho e selecione “Sistema”;
- Procure e clique na opção “Sobre o dispositivo”;
- Role a página até o fim e clique várias vezes em “Número da versão” até ativar a função de desenvolvedor;
- Retorne para a página “Sistema”, acesse “Opções do Desenvolvedor”, e entre em “Memória”;
- Acesse a lista de aplicativos em uso e identifique para desinstalação aqueles que estão consumindo memória, mas que você raramente usa.
Vale ressaltar que esse passo a passo pode ter algumas variações, dependendo da marca do celular e da versão do Android.
Se, depois de tudo isso, o seu aparelho ainda tem problemas de desempenho, pense na possibilidade de adquirir um smartphone novo e mais moderno. Atualmente, já é possível encontrar celulares baratos que vêm com memórias a partir de 6 GB.