A Microsoft está lançando uma atualização do seu conjunto de aplicativos do Office e os novos recursos parecem realmente úteis para as pessoas comuns.

Na segunda-feira (30), a Microsoft anunciou que a partir de terça-feira, 21 de abril, as assinaturas do Office 365 Home e do Office 365 Personal serão renomeadas para Microsoft 365 Family e Microsoft 365 Personal, respectivamente, pelo mesmo preço de assinatura mensal: US$ 7 por mês para o plano pessoal e US$ 10 por mês para o plano família.

Se você já é um assinante, sua conta será transferida automaticamente em 21 de abril e você terá acesso a todos os novos recursos. Também haverá grandes alterações nos aplicativos Word, Excel, PowerPoint e Outlook que, esperançosamente, devem torná-los tão amigáveis ​​para uso pessoal e familiar quanto para o trabalho. Duas novas aplicações estarão disponíveis ainda este ano: Segurança da Família e Teams para Consumidores.

Mas primeiro, vamos falar sobre o Excel. Um dos principais destaques é o Money, um recurso do Excel que supostamente se conecta a qualquer uma ou todas as suas contas bancárias e de cartão de crédito online e importa o histórico de transações para uma planilha organizada automaticamente – de qualquer uma das 10.000 instituições bancárias suportadas.

A partir desses dados, você pode gerar “resumos mensais” (completos com gráficos) de seus hábitos de consumo. Pense nisso como o Mint ou outro serviço de controle de finanças pessoais, mas integrado à sua assinatura da Microsoft. O Money não está disponível no momento no Excel, mas estará nos próximos meses nos EUA primeiro e, esperançosamente, não envolverá a entrega de todos os seus dados financeiros à Microsoft.

A empresa tentou tornar o Excel mais amigável para usuários não corporativos de outras maneiras também. Agora ele terá mais de 100 novos tipos de dados que incluem “comida, filmes, lugares, química e até Pokémon”. Se você digitar ‘Pikachu’ em uma célula, esse novo recurso gerará automaticamente as estatísticas do Pikachu, como pontos fortes e fracos, em um gráfico.

Essencialmente, o Excel poderá importar dados em tempo real da internet para o que a Microsoft chama de template inteligente. Esses dois recursos estarão disponíveis para o Office Insiders na primavera do hemisfério norte e para os assinantes do Microsoft 365 Personal e Family nos EUA nos próximos meses.

Passando para o Word, a Microsoft (finalmente) adicionou a capacidade de fornecer edições abrangentes sobre o que você escreve, semelhante à maneira como o Grammarly funciona.  Agora, o Microsoft Editor oferece sugestões além de simples correções ortográficas e gramaticais: siglas, clareza, formalidade e até inclusão. Por exemplo, se você escrever ‘mailman’, a ferramenta deverá sugerir algo como ‘carrier’.

A Microsoft afirma que oferece sugestões de como reescrever frases inteiras. Duvido que seja útil com erros ortográficos intencionais, sintaxe e gramática não padrão, mas para livrar-se do excesso de repetição de palavras? Com certeza.

Há também um “verificador de similaridade”, que informa se o texto está muito próximo do material de origem e ajuda a citar suas fontes corretamente. O Editor também estará disponível no Outlook e como uma extensão de navegador autônoma para o Microsoft Edge e para o Google Chrome também. Segundo a Microsoft, o novo Editor começará a ser implementado hoje, com disponibilidade geral até o final de abril. Você terá que baixar manualmente a extensão do navegador.


GIF: Microsoft

Outros novos recursos do grupo de aplicativos da Microsoft incluem um “Presenter Coach” no PowerPoint que informa se você está falando muito devagar, muito rápido, de forma muito monótona ou usando muitos “hã..”. O PowerPoint também receberá uma nova opção de modelo chamada “Ideias de design”, que pode pegar as informações em um slide atual e formatá-las em um layout pré-fabricado. Alguns desses layouts também têm fundos animados.

“Estamos fornecendo aos assinantes do Microsoft 365 acesso exclusivo a mais de 8.000 imagens bonitas e 175 vídeos em loop do Getty Images, além de 300 novas fontes e 2.800 novos ícones para criar documentos de alto impacto e visualmente atraentes. E você também pode usar todo esse novo conteúdo no Word e Excel”, diz a Microsoft no blog anunciando todos os novos recursos.

No Outlook, a Microsoft está adicionando a capacidade de vincular seu calendário pessoal ao seu calendário de trabalho – algo que o Google tem há algum tempo – mas com o calendário do Google, você precisa dar acesso manualmente a alguém para ver seu calendário pessoal. E, mesmo assim, eles podem ver todos os detalhes que você incluir nesses compromissos pessoais. O novo recurso do Outlook permite que você “mostre sua disponibilidade real em sua conta de trabalho, mantendo a privacidade em torno dos detalhes de compromissos pessoais e reuniões de negócios”.


GIF: Microsoft

O navegador Edge também está recebendo alguns novos recursos, incluindo Coleções, Abas Verticais, e Cópia Inteligente.

Os novos aplicativos da Microsoft, Segurança da Família e Teams para Consumidores, que serão lançados no final deste ano, apresentam uma série de novos recursos para ajudar os pais a gerenciar o tempo que os filhos passam em frente à tela e organizar viagens e outras atividades com os membros da família.

O aplicativo Segurança da Família é algo que meus pais provavelmente gostariam de ter quando eu estava no ensino médio. Ele permite que os pais definam limites de tempo em todos os dispositivos que seus filhos usam (PC, Xbox, telefone etc.), criem alertas quando os familiares chegam/saem de sua localização atual, o número de vezes que pegam o telefone enquanto dirigem e a média da velocidade de condução, além de definir limites de idade para que eles possam baixar apenas aplicativos, jogos etc. específicos, conforme os pais considerem apropriado para os filhos. A Microsoft também diz que não compartilhará dados com sua companhia de seguros de automóveis.

Se tudo isso parece uma invasão de sua privacidade, não se preocupe – a Microsoft diz que você terá acesso às suas próprias estatísticas e poderá optar por não compartilhar essas informações com seus pais – se seus pais concordarem, é claro. Um preview limitado do aplicativo para iOS e Android estará disponível nos próximos meses.

Por fim, para aproveitar a nova tendência das videochamadas em grupo, a Microsoft está lançando uma versão para consumidor do seu aplicativo Teams, chamado…Teams para Consumidores.

Teams é a tentativa da Microsoft de competir com o Slack, e a versão para consumidores faz o mesmo, permitindo que você converse em grupos, faça videochamadas, compartilhe coisas e atribua tarefas…à sua família? Um colega de quarto que não lava a louça? Quem sabe, mas para quem quer que seja, a versão preview do Teams para Consumidores estará disponível no aplicativo móvel do Microsoft Teams nos próximos meses.