O Xbox fez 20 anos no último dia 15 de novembro e, para celebrar a data, a Microsoft anunciou um documentário contando a história (e os bastidores) do console.

Intitulado Power On: The Story of Xbox, o longa fala sobre a origem do videogame, desde seus altos — com o lançamento de jogos exclusivos que fizeram sucesso — até pontos que a Microsoft preferia esquecer, — como o lançamento de um controle desconfortável e o famoso “Anel Vermelho da Morte” do Xbox 360. Confira o trailer:

A produção vai mostrar o início do console, quando Bill Gates ainda queria entrar no limitado (e acirrado) mercado de videogames. Na época, as gigantes do setor eram a PlayStation e a Nintendo, que acumulavam anos de histórias e consoles de sucesso.

Tina Summerford, chefe de programação do Xbox, disse que o projeto do filme teve início há três anos, quando a companhia se tocou de que havia uma história convincente por trás da criação do Xbox. “Então, fizemos uma parceria com uma equipe de documentários vencedora do prêmio Emmy para ajudar a dar vida à história”.

O documentário trará nomes importantes da indústria como Phil Spancer, chefe da divisão Xbox e vice-presidente da divisão de jogos da Microsoft, os quatro responsáveis pelo projeto no começo Otto Berkes, Seamus Blackley, Kevin Bachus e Ted Hase; e convidados inusitados como Snoop Dogg.

Atualmente, o Xbox conseguiu se manter com consoles marcantes e o recente Xbox Series X|S, lançado há um ano, que se tornou um sucesso de vendas. O videogame também brilha com serviços atrativos como o Game Pass — assinatura disponível tanto no console para PC.

Recentemente, a gigante anunciou o Xbox Cloud Gaming — serviço permitem que usuários tenham acesso a mais de 100 títulos do Xbox Game Pass que estão habilitados para a nuvem, e localizados com suporte para PCs Windows, celulares e tablets, Android ou iOS.

Power On: The Story of Xbox será dividido em seis partes e a primeira estará disponível no YouTube, The Roku Channel e RedBox em 13 de dezembro.