Tecnologia

Microsoft atualiza linha Surface e anuncia novidades de IA

Surface Laptop Studio 2, inteligência artificial e mais: os principais destaques do evento de setembro da Microsoft

A Microsoft atualizou sua linha de dispositivos Surface na última quinta-feira (21) com quatro novos modelos de uso casual e também para ambientes profissionais. Além disso, a empresa implementará novidades IA (Inteligência Artificial) em seus softwares já a partir da próxima semana.

Surface Laptop Studio 2

O dispositivo mais robusto lançado é o conversível Surface Laptop Studio 2, que tem tela sensível ao toque de 14,4 polegadas, resolução de 2400 x 1600 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. A empresa explica que a máquina pode ser usada no modo convencional ou em uma espécie de “modo tablet”, com o monitor sobre o teclado.

O notebook é equipado com o processador Intel Evo Core i7, de 13ª geração. Ele será disponibilizado em versões com até 64 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento interno, além de placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX da série 40. Aliás, o notebook ainda é o primeiro da marca a contar com uma NPU (Unidade de Processamento Neural).

Surface Laptop Go 3

Com poucas alterações no projeto geral, a principal novidade da nova geração da linha de notebooks de baixo custo da marca é o ganho de performance. De acordo com a Microsoft, a máquina apresenta um desempenho 88% superior ao modelo anterior

O laptop possui um monitor de 12,4 polegadas, processador Intel Core i5, de 12ª geração, até 16 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Além disso, o produto poderá oferecer aos usuários uma média de 15 horas de autonomia de bateria.

Surface Go 4

Outro aparelho que também não apresentou grandes alterações em relação à versão anterior foi o tablet Surface Go 4. A big tech desenvolveu o dispositivo pensando no ambiente corporativo. Ele tem como principal atualização o ganho de performance, que é 4,5 vezes maior que o último modelo.

Além disso, a Microsoft ressaltou que outro destaque da nova versão é que os componentes internos foram rearranjados para que o usuário possa substituir peças com defeito sem a necessidade de um técnico. O tablet conta com uma tela de 10,5 polegadas, processador N200 e 8 GB de RAM. Ele estará disponível nas versões com 64 GB, 128 GB, 256 GB de armazenamento interno.

Surface Hub 3

Também destinado ao ambiente corporativo, o Surface Hub 3 é em suma um grande painel sensível ao toque para reuniões e conferências. A Microsoft lançou as versões de 50 e 85 polegadas, mas ainda não divulgou os preços dos dispositivos.

Novidades do Windows

A Microsoft liberará uma grande atualização do Windows 11 no próximo dia 26 de setembro. Entre as principais novidades está a integração com o Copilot, um assistente de inteligência artificial, que chegará para plataformas como Outlook, Edge, e até o Paint.

Por outro lado, a empresa também anunciou que vai adicionar a ferramenta de IA no Office 365 em planos de assinatura voltados para empresa. A novidade chega a partir do dia 1° de novembro. 

Por fim, o Bing Chat também receberá uma grande atualização em breve e oferecerá suporte para o DALL-E 3, plataforma de geração de imagens por IA através de descrições de texto. O Bing ainda receberá novos recursos para, por exemplo, auxiliar usuários durante pesquisas de produtos para comprar.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas