Microsoft começa a rodar anúncios no menu iniciar do Windows 11
A mais nova atualização do Windows 11 trouxe pequenas melhorias na experiência do usuário. No entanto, uma das mudanças está sendo alvo de críticas.
Ao acessar o “Menu Iniciar” os usuários se deparam com anúncios do Google Drive. Inicialmente, a novidade foi reportada por usuários que tiveram acesso a uma prévia da atualização no Windows 11 Insider Release Preview há pelo menos cinco meses. O que, como você pode imaginar, não caiu nada bem.
Do we really need to stuff OneDrive promos in the user session flyout? Anything for that sweet sweet KPI 😭 pic.twitter.com/ZsQGmkntDS
— Albacore ☁️ (@thebookisclosed) November 6, 2022
Agora, as notificações estão sendo liberadas gradativamente. E, enquanto elas não chegam de forma ampla para todos os usuários, a empresa fará alguns testes e usará o feedback para aprimorar a exibição das promoções e outras novidades presentes na atualização — que devem chegar a todas as regiões dentro dos próximos meses.
A Microsoft não tem incluído anúncios apenas no Menu Iniciar. Há relatos de usuários que tiveram acesso à versão mais recente da atualização que viram anúncios da empresa no Windows Explorer, o explorador de arquivos da gigante da tecnologia. Além disso, existem reclamações de promoções no navegador Microsoft Edge.
Não é a primeira mudança envolvendo o menu iniciar. Recentemente, a empresa adicionou um atalho para o chat do Bing — que é alimentado pelo GPT-4, o mesmo modelo por traz do ChatGPT — diretamente na barra de tarefas. A medida veio após a empresa adicionar o botão do chatbot no painel de pesquisa, mas ter considerado que ele parecia meio “escondido”.