O Wall Street Journal informa que a Microsoft comprou a R2 Studios, empresa que trabalha com tecnologia para distribuir e exibir mídia na TV, e que também possui patentes de novas formas para controlar dispositivos eletrônicos.

A aquisição é importante porque a R2 era altamente visada: tanto a Apple como o Google queriam comprá-la e, segundo fontes do WSJ, elas entraram em negociações para tanto – mas a Microsoft acabou levando a empresa, por uma quantia não revelada.

A R2 Studios foi fundada por Blake Krikorian, o cara que também fez o Slingbox, dispositivo que permite assistir à sua TV – seja aberta ou paga – de qualquer lugar do mundo, em vários dispositivos, através da internet. A Sling Media, no entanto, é outra empresa e não pertencerá à Microsoft.

Mas está claro que a R2 ajudará o Xbox a continuar sua dominação das salas de estar, que já oferece conteúdo do Netflix, HBO e outros serviços. Basicamente, a Microsoft vê o Xbox mais como um set top box ao invés de apenas um console. Isso também significa que a Microsoft vê o Xbox cada vez mais como um concorrente da Apple TV e Google TV. [WSJ]