Microsoft estuda incluir anúncios em games do Xbox
Em uma entrevista concedida à britânica Rolling Stone, Sarah Bond, vice-presidente da divisão de games da Microsoft, afirmou que a empresa está estudando outros modelos de negócio para manter a marca Xbox viável financeiramente. Uma das possibilidades consideradas é a veiculação de anúncios em jogos.
Na conversa, Bond explicou que existem modelos de publicidade em jogos que funcionam melhor, citando como exemplo os anúncios em games mobile. A executiva avaliou que um modelo parecido poderia funcionar também em consoles e PC.
É preciso ponderar que existem sistemas de reprodução de anúncios em títulos móveis que acabam sendo bastante inconvenientes — o que acaba atrapalhando a gameplay. Mas há também modelos que exibem apenas pop-ups quando o jogador abre o game ou mesmo que oferecem recompensas. Porém, isto aconteceria somente se o usuário assistir o conteúdo publicitário voluntariamente.
A declaração veio após uma onda de rumores de que a Microsoft está preparando uma assinatura com um preço mais acessível. A ideia inclui adicionar anúncios na plataforma Xbox Game Pass. Este novo plano teria algumas limitações em relação aos mais caros, mas ainda contaria com o catálogo básico de jogos do serviço de games.
No final do ano passado, uma equente do Microsoft Gaming sugeriu um novo plano de assinatura por R$ 9 no Brasil — um valor que pode ser bem atrativo para os jogadores da plataforma. Por outro lado, a empresa nunca abordou publicamente sobre os rumores e ainda não existem informações sobre quando o novo serviço de assinatura pode estrear.