Na última quarta-feira (12), a Microsoft lançou o Surface Pro 9, a nova geração do tablet que, a depender da necessidade do usuário, pode até virar um notebook. Embora não tenha trazido grandes alterações no design, a fabricante acertou ao apostar nos processadores Intel Core de décima segunda geração. Porém, não foi isso que mais chamou a atenção no produto.
A exemplo do que empresas como Dell e Apple vêm fazendo, a Microsoft removeu a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido. E não, não foi uma característica que a Microsoft esqueceu de mencionar durante a apresentação — já que até mesmo a página de informações técnicas sobre o tablet não faz referência à porta para fone de ouvido.
O Surface Pro 9 é essencialmente uma junção das versões Pro X e Pro. O Surface Pro X apresenta corpo mais compacto e também não possui entrada para fones de ouvido. Então, pode fazer sentido que o resultado da fusão entre os dois modelos seja a ausência deste elemento na nova versão do gadget.
No entanto, o Surface Pro 9 têm dimensões idênticas ao 8, que possui a entrada 3,5 mm. Aparentemente, a decisão deve ser o padrão para os dispositivos futuros da Microsoft e segue a tendência de outras grandes empresas do mercado de tecnologia.
O dispositivo será comercializado em versões com os processadores Intel Core i5-1235U e Core i7-1255U, de décima segunda geração; e SQ 3, desenvolvido com tecnologia Snapdragon. Além disso, poderá ser encontrado em versões com até 32 GB de memória RAM LPDDR5 e tem suporte para até 1 TB de armazenamento interno. O dispositivo será vendido por preços que variam entre US$ 1.000 e US$ 2.600.