Há mais de um ano, circulam rumores de que a Microsoft lançaria o seu pacote Office para dispositivos iOS. E enfim, esse dia chegou: sem qualquer anúncio oficial (por enquanto), a empresa disponibilizou o Word, Excel e PowerPoint para o iPhone. Mas há algumas ressalvas.

Primeiro, o “Office Mobile para assinantes do Office 365” exige, bem, uma assinatura do Office 365. Atualmente, ela custa a partir de R$ 179 por ano ou R$ 18 por mês. Além do acesso ao app móvel para iOS, você leva cinco licenças para instalar em PCs ou Macs, espaço no SkyDrive, minutos no Skype e mais.



Se não assinar, não pode usar: o app requer seu login até mesmo para visualizar arquivos. Se você comprou o pacote Office 2013 tradicional, sem assinatura, não poderá usar o app.

Em segundo lugar, o app foi otimizado apenas para o iPhone (e iPod Touch). A Microsoft diz ao The Verge que não fará uma versão para iPad: em vez disso, sugere que os usuários acessem os Office Web Apps através do navegador.

Os rumores apontavam inicialmente para uma versão do Office feita para iPad. Também ainda não há versão para Android, mas ela deve chegar em breve.

No mais, o app traz o que esperávamos. Você pode ver e editar documentos do Word, Excel e PowerPoint, inclusive quando estiver offline. Ele manterá toda a formatação do arquivo original, incluindo gráficos, animações e SmartArt, além dos comentários.

E caso o documento esteja no SkyDrive, as mudanças serão sincronizadas com a nuvem. Você pode também criar arquivos do Word e Excel direto no celular – só não pode fazer uma nova apresentação do PowerPoint no iPhone.

Por enquanto, o Office Mobile só está disponível na App Store dos EUA, mas chegará a outros países nos próximos dias. O app é gratuito, mas requer a assinatura do Office 365. [iTunes via GigaOM e The Verge]


Compras realizadas nos links acima poderão fazer com que ganhemos uma porcentagem da operação.