Enquanto os smartphones com Windows Phone 7.5 não recebem a atualização para a versão 7.8, os desenvolvedores já podem baixar a atualização do SDK para fazer modificações em seus apps.

Como as versões 7.5 e 7.8 têm pouca diferença entre si, a atualização do SDK serve para os desenvolvedores poderem aproveitar as Live Tiles redimensionáveis, uma das (poucas) novidades do sistema: agora o usuário pode decidir entre três tamanhos para cada um dos atalhos na tela inicial, de acordo com o tanto de informação que deseja receber sobre aquele app.

Além disso, eles poderão emular o uso de smartphones com 256MB de RAM, como é o caso de alguns telefones low-end que já vêm com o sistema. No mais, os apps de Windows Phone 7.5 continuam rodando normalmente no 7.8 e vice-versa, como esclarece a Microsoft:

“Qualquer app de Windows Phone feito usando o SDK (com este update instalado) ainda roda no Windows Phone 7.5. Este update simplesmente torna mais fácil testar como seus apps ficam em aparelhos que rodam Windows Phone 7.8.”

Se há novidades para desenvolvedores, os usuários que têm um smartphone com Windows Phone 7.5 continuam sem notícias. A última sobre a atualização é do final de novembro do ano passado, prometendo o 7.8 para o primeiro trimestre de 2013. Os usuários estão esperando, Microsoft. [Windows Phone Developer Blog via The Verge]