Microsoft pode lançar loja digital do Xbox para celulares em 2024

Google e Apple devem ser obrigadas a permitir lojas de apps de terceiros nas plataformas Android e iOS, o que pode favorecer movimento da Microsoft
Chefe do Xbox
Imagem: Phil Spencer/Youtube/Reprodução

Phil Spencer, chefe do Microsoft Gaming, afirmou que a empresa pode lançar uma loja do Xbox para dispositivos móveis.

“Queremos estar em uma posição na qual podemos oferecer conteúdo para Xbox e parceiros para pessoas jogarem na tela que quiserem”, disse Spencer, em entrevista ao Financial Times.

A declaração veio em um momento de grande expectativa em torno do “Digital Markets Act”. É assim que vem sendo chamado um conjunto de regras que deve obrigar Google e Apple a permitirem lojas de apps terceiros nas plataformas Android e iOS. Isso deve promover uma mudança significativa no mercado de tecnologia.

Caso a Microsoft queira mesmo liberar sua própria loja de jogos, poderá lançá-la já no primeiro trimestre do ano que vem. Tanto Google quanto Apple e outras empresas terão até o dia 6 de março de 2024 para se adequar a todas as regras previstas na legislação.

O conjunto de normas dos mercados digitais foi aprovado pelo Parlamento Europeu em setembro do ano passado, e deve entrar em vigor a partir de maio deste ano. Ela abre brecha para várias empresas implementarem suas próprias lojas de apps nas plataformas de dispositivos móveis mais populares.

Muitas empresas acusam as empresas de práticas anticompetitivas por não permitirem lojas de terceiros em suas plataformas. Além disso, Google e Apple exigem dos desenvolvedores o pagamento de uma taxa — considerada abusiva — para permitir a venda de produtos e serviços.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas