Mary Jo Foley, do ZDNet, e Tom Warren, do The Verge, são duas das fontes mais confiáveis quando se trata dos planos futuros da Microsoft. Ambos dizem que a empresa fará um evento em outubro para lançar Windows Phones, um novo tablet Surface e a segunda versão da pulseira fitness Microsoft Band.

Possíveis detalhes sobre o Surface Pro 4 vazaram em abril: ele deve usar um processador Intel Broadwell de quinta geração (não o Core M), e pode vir sem ventoinha. Ele pode ser mais fino que o Surface Pro 3, mas ainda deve ser compatível com acessórios da geração anterior. O tablet deve manter a mesma tela de 12 polegadas com resolução 2160×1440.

Tom Warren sugere que o Surface Pro 4 terá suporte à plataforma de biometria Windows Hello: você poderia fazer login com um leitor de impressões digitais embutido em uma nova capa com teclado.

O tablet, é claro, virá com Windows 10 pré-instalado. Mary Jo Foley nota que a próxima grande atualização da Microsoft para o sistema – codinome “Threshold 2” – também deve vir em outubro.

microsoft-lumia-950-xl-leak-1

Novos smartphones também prometem ser o destaque do evento. Esta pode ser a estreia do Lumia 950 e 950 XL (codinomes Talkman e Cityman): rumores dizem que eles terão tela AMOLED com resolução 2560×1440, processador Snapdragon, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento expansível por microSD.

Ambos rodarão Windows 10 Mobile, e devem ter um scanner de íris para desbloquear o dispositivo – o que faz parte da plataforma Windows Hello. No início do mês, vazaram possíveis fotos do Lumia 950 XL.

Além disso, parece que veremos a segunda versão da Microsoft Band, que aparentemente rodará um firmware que não é baseado no Windows 10. A versão atual da pulseira fitness, lançada em outubro do ano passado, possui dez sensores que medem frequência cardíaca, estresse, exposição ao sol, entre outros.

Os rumores de um evento em outubro começaram no site chinês WPDang, e eles dizem que a Microsoft prepara um novo dispositivo – que poderia ser um Xbox One Mini.

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente, então teremos que esperar para ver.

[ZDNet e The Verge via SlashGear]