A Microsoft lançou o Windows 8 na semana passada, mas já está sendo processada por usar blocos dinâmicos (live tiles) no sistema. O motivo: a interface é protegida por uma patente.

Quem acusa a Microsoft é a Surfcast, uma empresa de desenvolvimento de OS. Ela afirma que já detém os direitos sobre a tecnologia para fazer a mesma coisa. Viu como patentes de software são algo preocupante?

A patente da Surfcast descreve um método para “apresentar informações de várias fontes em um dispositivo com tela”, detalhando uma interface gráfica que “organiza o conteúdo de uma variedade de fontes em grade de tiles/blocos, e cada um deles pode atualizar seu conteúdo de forma independente dos outros”.

A Microsoft também possui uma patente para a interface de blocos dinâmicos. No entanto, o pedido foi feito apenas em 2006 – a patente da Surfcast é de 2004.

Além disso, a patente da Microsoft foi momentaneamente rejeitada – e o escritório de patentes justificava isso com a patente da Surfcast. No entanto, a Microsoft recorreu e sua patente para a interface de live tiles foi aprovada em 2011.

No processo judicial, a Surfcast pede que a Microsoft “reconheça e pague por todos os danos causados pela quebra de patente”. A Microsoft ainda não comentou o caso. [Prior Smart via The Next Web]