Miley Cyrus é processada por copiar música de Bruno Mars no hit “Flowers”
Miley Cyrus está sendo processada por um suposto plágio de um single de Bruno Mars, na composição de seu hit “Flowers”. No processo movido em Los Angeles na segunda-feira (16), a Tempo Music Investments alega que a cantora e os co-compositores Gregory Hein e Michael Pollack, usaram, sem permissão, elementos de “When I Was Your Man”, de 2013. As informações são da revista norte-americana Rolling Stone.
O processo também cita a Sony Music Publishing, a Apple, a Target, o Walmart e outras empresas como réus pela distribuição de “Flowers”. A Tempo detém uma porcentagem dos direitos autorais da música de Mars, do co-escritor Philip Lawrence. O cantor não está envolvido como autor no processo.
O que diz a Tempo Music sobre suposto plágio de Miley Cyrus?
O processo afirma que “Qualquer fã de ‘When I Was Your Man’ de Bruno Mars sabe que ‘Flowers’ de Miley Cyrus não alcançou todo esse sucesso sozinha.”
“‘Flowers’ duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos de ‘When I Was Your Man’, incluindo o design do tom melódico e a sequência do verso, a linha de baixo de conexão, certos compassos do refrão, certos elementos musicais teatrais, elementos líricos e progressões de acordes específicas”, defende o processo.
A acusação ainda alega que as faixas são “substancialmente semelhantes”, principalmente na linha vocal de abertura do refrão.
“É inegável, com base na combinação e no número de similaridades entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não existiria sem ‘When I Was Your Man'”, diz a reclamação. “Com ‘Flowers’, Cyrus, Hein e Pollack criaram uma obra derivada de ‘When I Was Your Man’ sem autorização.”
O processo pede por uma indenização “em um valor a ser determinado no julgamento” ou no máximo US$ 150 mil por infração.
Compare “Flowers” e “When I Was Your Man”
A canção de Miley Cyrus, com indiretas para o ex-namorado Liam Hemsworth, foi um sucesso nas paradas musicais. Além disso, venceu dois Grammys em 2024, o Melhor Performance Pop Solo e o de Gravação do Ano.
O refrão da letra de Miley Cyrus diz: “Posso comprar minhas próprias flores, escrever meu nome na areia, falar comigo mesma por horas, dizer coisas que você não entende. Posso me levar para dançar e segurar minha própria mão”.
Já Bruno Mars canta: “Eu deveria ter te comprado flores e segurado a sua mão. Deveria ter te dados todas as minhas horas quando tive a chance, ter te levado para todas as festas porque tudo o que você queria fazer era dançar”.
De acordo com a Billboard, em 2023, o co-compositor de “When I Was Your Man”, Lawrence, disse uma vez que a música se inspirou na arte de Billy Joel.
Ouça “Flowers” e “When I Was Your Man” abaixo: