Milhões de peixes morrem sufocados em rio na Austrália

Morte elevada é resultado de enchentes no Rio Darling, no sul do país, bem como do aumento das temperaturas na região
Milhões de peixes morrem sufocados em rio na Austrália
Imagem: Chris O'Keefe/Twitter/Reprodução

Moradores de Menindee, uma cidade remota no interior da Austrália, surpreenderam-se com as condições de um rio local. O curso d’água estava repleto de peixes, que morreram sufocados devido ao calor extremo e enchentes que atingiram a região. 

Segundo o governo de Nova Gales do Sul, milhões de animais apareceram mortos no chamado rio Darling. Usuários do Twitter compartilharam imagens da situação em suas redes sociais. Confira: 

A maior parte dos peixes mortos eram arenques. Autoridades também identificaram bacalhaus-de-Murray, percas douradas, percas prateadas e até mesmo carpas, que constituem uma espécie invasora. 

As mortes estão associadas a inundações. As enchentes acabam levando uma grande quantidade de material orgânico para o sistema fluvial. Consequentemente, a água fica com um baixo teor de oxigênio, fenômeno conhecido como hipóxia. 

A onda de calor que assola a região australiana piora ainda mais a situação, já que a água mais quente retém menos oxigênio do que a água fria. Um estudo divulgado em 2022 sugere que, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, cerca de um terço de todos os animais marinhos poderão desaparecer nos próximos 300 anos.

Não é a primeira vez que a cidade de Menindee enfrenta problemas do tipo. Na verdade, esse é o terceiro episódio de morte em massa de peixes que ocorre na região desde 2018. Os desastres passados foram atribuídos à falta de água no rio devido à seca prolongada e à proliferação de algas tóxicas.

A falta de responsabilidade por parte das autoridades em evitar problemas do tipo tem levado os moradores a sofrerem as consequências. Além da visão do rio tomado por peixes, os locais também enfrentam o mau cheiro da região.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas