Milhões de peixes morrem sufocados em rio na Austrália
Moradores de Menindee, uma cidade remota no interior da Austrália, surpreenderam-se com as condições de um rio local. O curso d’água estava repleto de peixes, que morreram sufocados devido ao calor extremo e enchentes que atingiram a região.
Segundo o governo de Nova Gales do Sul, milhões de animais apareceram mortos no chamado rio Darling. Usuários do Twitter compartilharam imagens da situação em suas redes sociais. Confira:
A fresh maior fish kill at Menindee Weir pool near Broken Hill. Locals say one million dead. @2GB873 @9NewsSyd pic.twitter.com/YCkA78NbgL
— Chris O'Keefe (@cokeefe9) March 17, 2023
A maior parte dos peixes mortos eram arenques. Autoridades também identificaram bacalhaus-de-Murray, percas douradas, percas prateadas e até mesmo carpas, que constituem uma espécie invasora.
As mortes estão associadas a inundações. As enchentes acabam levando uma grande quantidade de material orgânico para o sistema fluvial. Consequentemente, a água fica com um baixo teor de oxigênio, fenômeno conhecido como hipóxia.
A onda de calor que assola a região australiana piora ainda mais a situação, já que a água mais quente retém menos oxigênio do que a água fria. Um estudo divulgado em 2022 sugere que, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, cerca de um terço de todos os animais marinhos poderão desaparecer nos próximos 300 anos.
Não é a primeira vez que a cidade de Menindee enfrenta problemas do tipo. Na verdade, esse é o terceiro episódio de morte em massa de peixes que ocorre na região desde 2018. Os desastres passados foram atribuídos à falta de água no rio devido à seca prolongada e à proliferação de algas tóxicas.
A falta de responsabilidade por parte das autoridades em evitar problemas do tipo tem levado os moradores a sofrerem as consequências. Além da visão do rio tomado por peixes, os locais também enfrentam o mau cheiro da região.