Missão Artemis: quem será o 1º astronauta negro a pisar na Lua?

Um desses astronautas da NASA pode ser a 1ª pessoa negra a andar na Lua durante o programa Artemis. Confira o perfil de cada um deles
Missão Artemis: quem será o 1º astronauta negro a pisar na Lua?
Imagem: NASA/Montagem

A NASA deu início nesta semana ao seu ambicioso programa de exploração tripulada da Lua. Com a decolagem bem-sucedida da Artemis 1, a agência pretende retomar o envio de astronautas para a superfície da Lua a partir do ano de 2025.

whatsapp invite banner

Até o momento, apenas 12 humanos caminharam na Lua — sendo que todos eles eram americanos, homens e brancos. Porém, para as futuras missões da Artemis, a agência espera adotar uma maior diversidade étnica e de gênero na escolha dos astronautas.

Por enquanto, a agência não revelou quem serão os tripulantes da missão Artemis 3 – a que pousará na Lua – se limitando a dizer que ela transportará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pisar em solo lunar.

A NASA ressalta que todo o seu corpo de astronautas pode participar do programa de exploração da Lua, porém selecionou há cerca de dois anos 18 candidatos para compor a equipe das primeiras missões da Artemis.

Montagem com os 18 astronautas da NASA que são elegíveis para as missões Artemis.

Montagem com os 18 astronautas da NASA que são elegíveis para as missões Artemis.

A lista é diversa, incluindo homens e mulheres, bem como pessoas de origem asiática e latina, membros da comunidade LGBTQIA+, assim como negros e pessoas de cor. Eles possuem diversas formações, especialidades e experiências.

Enquanto a NASA não decide quem vai na missão histórica de retorno à Lua, confira os nomes dos astronautas negros qualificados para o programa Artemis:

Jessica Watkins

A astronauta Jessica Watkins enquanto faz uma manutenção no sistema de suporte à vida da Estação Espacial Internacional, em julho de 2022.

A astronauta Jessica Watkins enquanto faz uma manutenção no sistema de suporte à vida da Estação Espacial Internacional, em julho de 2022.

Uma das mais jovens astronautas da NASA, Jessica Watkins, de 34 anos, pode ser uma das primeiras (se não a primeira) mulher negra a pisar na Lua. Ela foi selecionada para ser astronauta em 2017, e realizou recentemente o seu primeiro voo espacial, quando ficou 170 dias a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional).

Ela é formada em Ciências Geológicas e Ambientais, além de ser doutora em Geologia. Sua pesquisa de pós-graduação envolveu estudar mecanismos envolvidos nos deslizamentos de terra em Marte e na Terra. Ela também fez um estágio no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA, onde fazia análises sobre asteroides próximos da Terra.

Natural de Gaithersburg, no estado americano de Maryland, ela afirma gostar de rúgbi, basquete, futebol, esqui, filmes e escrita.

Quando perguntada se ela preferia ir para a Lua ou Marte, ela responde “O que vier primeiro!”. Saiba mais sobre ela, no vídeo abaixo:

Victor Glover

O astronauta Victor Glover a bordo do módulo japonês Kibo, na ISS, em 2020, realizando experimentos biológicos.

O astronauta Victor Glover a bordo do módulo japonês Kibo, na ISS, em 2020, realizando experimentos biológicos.

Victor J. Glover Jr., 46 anos, é formado em engenharia, com mestrados em Engenharia de Testes de Voo, Engenharia de Sistemas, e Arte e Ciência Operacional Militar. Ao longo de sua carreira como piloto e comandante da Marinha dos EUA acumulou 3.000 horas de voo em mais de 40 aeronaves, incluindo 24 missões de combate.

Gloover foi selecionado pela NASA em 2013, enquanto trabalhava como um membro legislativo no Senado dos Estados Unidos.

Ele viajou para a ISS em 2020, a bordo da primeira missão pós-certificação da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX. Na época, Glover fez história ao se tornar o primeiro negro a participar de uma missão de longa duração a bordo da ISS – ficando 168 dias no espaço e realizando quatro caminhadas espaciais.

Além de pilotar a nave da SpaceX, ele atuou como engenheiro de voo a bordo da estação espacial, realizando experiências científicas, demonstrando tecnologias, cultivando plantas e tirando fotos da Terra.

“Resiliência, aprendizagem ao longo da vida e trabalho em equipe”, afirmou ele ser o segredo para o sucesso.

Nascido em Pomona, na Califórnia, ele é casado e tem quatro filhos. No vídeo abaixo, Glover aparece sendo entrevistado pela filha sobre como é ficar separado da família durante uma missão espacial:

Stephanie Wilson

A astronauta Stephanie Wilson a bordo do módulo Destiny, da ISS, mexendo nos controles do braço robótico Canadarm2, da estação espacial.

A astronauta Stephanie Wilson a bordo do módulo Destiny, da ISS, operando os controles do braço robótico Canadarm2, da estação espacial.

Astronauta da NASA desde 1996, Stephanie D. Wilson, de 56 anos, é formada em Ciências da Engenharia e fez mestrado em Engenharia Aeroespacial. Ela atuou na área em empresas que desenvolvem veículos de lançamento e cargas úteis.

Em 1992, ela passou a trabalhar no Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, onde participou da equipe da sonda Galileo, que explorou o planeta Júpiter.

Como astronauta, ela viajou ao espaço durante as missões dos ônibus espaciais em 2006, 2007 e 2010, acumulando 42 dias no espaço. Recentemente, ela estava na equipe de reserva da missão Crew-3, que levou quatro astronautas para a ISS, em 2021.

Segundo o perfil dela na agência espacial, Wilson é nascida em Boston, em Massachusetts, e gosta de esquiar na neve, música, colecionar selos e viajar.

No vídeo abaixo, ela fala da importância das mulheres se interessarem pelas carreiras de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas