A espaçonave STEREO, da NASA, passou no começo deste mês entre o Sol e a Terra. Esta é a primeira vez que a missão chega perto da Terra em quase 17 anos. Segundo a agência espacial, a visita é a chance de a espaçonave colaborar com as missões da NASA que estão perto da Terra e revelar novas descobertas sobre a nossa estrela mais próxima.
A espaçonave foi lançada em 25 de outubro de 2006, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Durante os primeiros anos após o lançamento, a missão alcançou seu objetivo histórico: fornecer a primeira visão de múltiplas perspectivas de nossa estrela mais próxima.
Em 6 de fevereiro de 2011, a missão da NASA alcançou outro marco: pela primeira vez, a humanidade viu o nosso Sol como uma esfera completa.
“Antes disso, estávamos ‘presos’ à linha Sol-Terra – víamos apenas um lado do Sol de cada vez”, disse em um comunicado Lika Guhathakurta, cientista do programa. “O STEREO quebrou essa corda e deu nos dá uma visão do Sol como um objeto tridimensional”, concluiu a especialista.
Missão solar indiana
Enquanto a missão da NASA completa 17 anos em outubro, a Índia está planejando lançar uma rover para estudar o Sol no próximo mês. A expectativa é que observatório fique a cerca de 1,5 milhão de km da Terra para ter uma visão direta do Sol.
Este mesmo espaço é onde a NASA tem seu Observatório Solar e Heliosférico. Segundo o plano da missão, a espaçonave vai analisar as propriedades das explosões solares, a radiação solar, o vento solar e medir o magnetismo da região.