Cápsulas do tempo são geralmente tediosas. E a maioria das pessoas provavelmente diria que uma recente descoberta em Ohio, nos Estados Unidos, é bem enfadonha: ela contém apenas uma foto de uma turma de ensino médio de 1938 e uma lista com o nome dos estudantes. No entanto, para um senhor de 93 anos de idade, aquela cápsula é um lembrete de como a vida pode ser boa.

>>> Cápsula do tempo de 81 anos foi descoberta dentro da carcaça de uma bomba de guerra

Na última semana, uma equipe de demolição descobriu uma cápsula do tempo de 1938 nos escombros de uma escola de ensino médio que eles tiveram que derrubar. A escola, então, postou uma foto da cápsula do tempo no Facebook para verificar se alguém da imagem ainda estava vivo. Neste fim de semana, Rodney Wheller, 93, com uma pequena ajuda de sua nora, redescobriu sua infância com a foto.

Wheller passou por momentos bem difíceis. Ele viu seus amigos e família morrerem, e no ano passado, ele quebrou o quadril. Já a esposa dele faleceu há três anos. Vendo esta entrevista dele ao canal Fox 8, é possível perceber o quanto ele está lutando para superar suas limitações físicas.

“Tenho muita sorte”, disse Wheller. “O ano passado foi horrível e eu ainda quebrei meu quadril, sem contar que perdi minha esposa há três anos, porém ainda estou feliz por estar aqui.”

wheller

Rodney Wheller com a esposa em 2007 (captura de tela da Fox 8 Cleveland)

Wheller serviu na Segunda Guerra Mundial, se casou, teve quatro filhos e viveu uma vida plena. Porém, como vimos, o tempo foi cruel. Esta cápsula descoberta pode tanto ajudar a lembrar de tempos ruins ou ajudar a nos lembrar de momentos bons.

“Isso é impressionante”, disse Wheller sobre a cápsula do tempo, fazendo o melhor que podia para tentar não chorar.

Se esta cápsula do tempo fosse descoberta mais para frente, provavelmente ninguém perceberia sua importância. Às vezes é fácil para a gente achar que o conteúdo de cápsulas do tempo é chato, pois esquecemos que cada foto, traço de caneta e bugiganga descoberta são pequenos esforços de tentar deixar uma marca no mundo.

wheller-2a

Eu, por exemplo, fiquei feliz em ver Wheller analisando uma foto com ele mais jovem, o que deve ter feito com que ele desenterrasse memórias daquela época. Tem um monte de gente que acha que as cápsulas devem ser trancadas por séculos e só serem usadas para enviar mensagens para pessoas no futuro que elas não vão conhecer. Mas suspeito que o futuro terá muitas mensagens nossas, e poucas delas serão boas. Não há nada em ser um pouco egoísta e desenterrar nossas cápsulas do tempo para que a gente tenha um pouco de orgulho nostálgico.

Agora, vocês me dão licença, pois após ver Wheller falando de seus momentos duros, acho que entrou algo nos meus olhos.

[Fox 8 Cleveland]