_Android

Agora dá para deixar o YouTube no modo escuro no Android

Já tem um mês que o Android 9 Pie foi lançado, e ele tem muita coisa bacana, como os controles de bem estar digital e as ações de aplicativos, que deixaram o sistema muito mais amigável. Mesmo assim, eu não posso deixar de pensar que uma das omissões mais graves da atualização é a falta […]

Já tem um mês que o Android 9 Pie foi lançado, e ele tem muita coisa bacana, como os controles de bem estar digital e as ações de aplicativos, que deixaram o sistema muito mais amigável. Mesmo assim, eu não posso deixar de pensar que uma das omissões mais graves da atualização é a falta de um modo escuro.

Interfaces escuras evitam que você tome um clarão nos olhos durante a noite. Se seu aparelho tem uma tela AMOLED, elas podem até mesmo ajudar a gastar menos bateria. É por isso que vários apps, como Twitter, Twitch e discord trazem a opção de visuais escuros. Mesmo aplicativos do Google, como o Google Weather, oferecem essa opção.

Meu smartphone tem uma opção de skin escura, mas mesmo assim, infelizmente, o YouTube em modo escuro ainda força uma barra de navegação branca.

Em uma estranha reviravolta de eventos, quando o Google decidiu colocar essa alternativa no YouTube, a versão de desktop a recebeu primeiro, com o app de iOS logo depois. E, depois, nada mais aconteceu.

Agora, não mais que de repente, parece que o YouTube para Android finalmente foi agraciado na versão 13.35.51 com um tema escuro para poupar nossas retinas durante a noite.

Infelizmente, o aplicativo usa um cinza muito escuro e não um preto puro, que seria a melhor opção para economizar bateria. Quando você usa preto puro em telas AMOLED, o aparelho pode literalmente desligar aqueles pixels para economizar energia.

Por outro lado, o modo escuro é super fácil de ativar. Tudo que você precisa fazer é tocar no seu ícone de perfil no canto superior direito, escolher a opção “Configurações”, entrar em “Gerais” e ligar o tema escuro. O único problema que eu tive no processo como um todo foi fazer a opção aparecer — eu consegui resolver forçando o app a fechar algumas vezes depois de atualizá-lo.

Mas eu ainda tenho esperança que, agora que o YouTube já conta com essa opção, o Google comece a fazer isso com outros dos seus principais apps ou com o Android em sim. Afinal de contas, o Windows 10 tem um modo escuro, a versão beta do macOS Mojave tem um modo escuro. Já está na hora do Android entrar nessa onda.

Imagens: Sam Rutherford

Sair da versão mobile