Tecnologia

Modo Ladrão: 5 apps antifurto para seu celular

Conheça as opções de apps antifurto que podem te ajudar a colocar o celular no "Modo Ladrão" e rastrear e até bloquear remotamente o aparelho
Imagem: Freepik/Reprodução

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros vítimas de roubo ou furto de celular é como rastrear ou até  bloquear o aparelho subtraído. Felizmente, existem aplicativos antifurto — o chamado “Modo Ladrão” — que tornam este processo bem simples e prático, permitindo que os usuários tenham controle de seu smartphone roubado remotamente e possam proteger seus dados e informações pessoais com maior nível de segurança.

1. Encontre meu Dispositivo

whatsapp invite banner

O Encontre meu Dispositivo é desenvolvido pelo Google e tem como objetivo facilitar a tomada de ações em caso de eventuais furtos ou roubos. Com o app, é possível, inclusive, rastrear a localização exata do dispositivo mesmo se ele estiver sem nenhuma conexão de rede.

Além disso, é possível emitir alerta sonoro quando o celular está por perto e também tomar medidas mais “drásticas”, como bloquear o aparelho e, caso seja necessário, até mesmo deletar todos os dados para evitar que sejam acessados por criminosos.

2. ZoeMob

Os usuários que utilizam o app para controle parental elogiam bastante o ZoeMob. Com o aplicativo, é possível rastrear o aparelho celular em tempo real e ainda receber alertas sempre que ele está se deslocando pelo mapa.

Outras funções interessantes são, por exemplo, a exclusão de todos os dados do smartphone remotamente e o chamado “callback”, que na prática realiza uma ligação para um telefone indicado pelo dono, o que permite ouvir tudo o que está acontecendo nas proximidades do aparelho roubado.

3. Where’s My Droid

Outra aplicação antifurto muito útil é o Where’s My Droid que, assim como os apps que mencionamos anteriormente, permite a visualização da localização do smartphone. Com ele é possível definir uma palavra passe para acesso a aplicativos, como instituições bancárias, por exemplo.

Ainda há uma versão paga — cerca de US$ 0,99 por mês –, que possibilita o bloqueio remoto do aparelho, além de deletar arquivos da memória interna e até mesmo do cartão SD. O Where’s My Droid, como o nome sugere, está disponível exclusivamente para o sistema Android.

4. Plan B

O principal destaque do Plan B é que ele pode ser instalado após o roubo. Após a instalação, o usuário pode acompanhar a localização do celular em tempo real através da internet. Porém, para utilizá-lo sem restrições, é preciso ter contas ativas no Gmail e Android Market.

Para fazer o download remoto do app é preciso acessar o portal Android Market, utilizar as credenciais de acesso do Google e seguir os passos solicitados para receber a localização do celular via e-mail. Além disso, o app atualiza as informações a cada dez minutos.

5. Prey Anti-Theft

Por fim, o Prey Anti-Theft está disponível para uma gama bastante variada de plataformas. Isso inclui Windows, Mac, Linux, iOS e Android. Após instalado, o app funciona de forma oculta no dispositivo fornecendo vários tipos de informação.

Em dispositivos roubados é possível, por exemplo, acessar a localização, fazer capturas de tela, capturar imagens com a câmera além de receber relatórios sobre dados de rede e dos softwares executados no aparelho móvel. Ainda é possível bloquear o celular remotamente e acionar alerta sonoro.

LEIA MAIS

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas