O iPhone 7 Plus ganhou esta semana um modo retrato para fotografias com a atualização de software iOS 10.1, que automaticamente aplica um desfoque atrás do objeto que você está fotografando (“bokeh”). Bebês ficam mais fofos, recém-casados mais felizes, e cachorrinhos ficam ainda mais bonitinhos.

Usuários estão frustrados com problemas de conectividade Bluetooth no iPhone 7
Alguns iPhones 7 estão emitindo um chiado estranho e ninguém sabe o motivo

Como destacou Stu Maschwitz do Prolost quando o modo foi anunciado, ele é um recurso incrível de engenharia de software. Ele usa as duas lentes na traseira do iPhone 7 Plus para capturar duas imagens, que são usadas depois como referência. O software processa os dados de cada uma delas, e instantaneamente gera uma imagem que normalmente exigiria uma câmera dedicada para isso.

Os resultados são muitas vezes espetaculares, mas o modo retrato ainda é um software incorporado a um dos smartphones mais populares do planeta. Então em algum momento ele vai estragar tudo, como quando borrou as pontas da planta suculenta abaixo:

https://twitter.com/davegershgorn/status/790647452231667713

Ou quando borrou as bordas dos óculos da moça abaixo, assim como uma parte do cabelo dela:

Ele também estragou um monte de coisa aqui nos nossos testes. Tirei algumas fotos para rodar o recurso e descobrir exatamente quais são os seus limites. Ele funcionou muito bem para retratar pessoas. Encontramos problemas de bordas borradas em óculos, mas as pessoas realmente se “destacavam” nas imagens graças ao efeito bokeh.

iphone-retrato-2

Quando o objeto da foto não é uma pessoa, as falhas do software entram em ação. Na foto abaixo, o modo retrato decidiu desfocar um reflexo no quadro da imagem, o que não deveria ter ocorrido. Isso acontece provavelmente porque ele não tem consciência situacional – é só um programa em uma câmera. Ele não lê o quadro como um reflexo, mas como outras partes detalhadas da imagem que não são o objeto principal e por isso devem ser desfocadas.

iphone-retrato-3

Mas reflexos vão estragar o modo retrato de qualquer software. O que eu realmente queria testar eram os detalhes. Como isso pode ligar como alguma coisa cheia de espinhos como um cacto? Nada bem. Ele lê todos os espinhos como se fossem fios de cabelo despenteados na cabeça de uma pessoa, criando uma aura estranha para a foto.

iphone-retrato-4

É difícil ficar bravo com isso. O recurso se chama modo retrato e foi claramente feito com o intuito de fotografar pessoas. Como um cacto cheio de espinhos poderia ser uma exceção no seu algoritmo de desfoque complicado?

Mas isso não explica o que aconteceu na foto a seguir, na qual o software teve dificuldade novamente com detalhes. Nela, o boneco da Cher de As Patricinhas de Beverly Hills parece ter enfrentado uma noite complicada. As mãos e os cílios foram excessivamente borrados, e a roupa dela ficou terrível.

iphone-retrato-5

O software também considerou os reflexos na mesa como parte do fundo – possivelmente por ter as mesmas cores de parte do fundo. É um ótimo exemplo de como o modo retrato sofre com reflexos. Se você vai tirar fotos em luz forte ou próximo à água, ou mesmo de uma pessoa com óculos, esteja preparado para isso: o modo retrato não gosta de reflexos.

O legal do modo retrato é como algumas imagens conseguem mostrar seu processo interno. Na imagem abaixo, ele claramente sabe que o canudo vermelho faz parte do objeto e, portanto, deve ser mantido em foco relativo, mas ele não consegue destacar o plano de fundo, deixando a imagem com uma margem hedionda.

iphone-retrato-6

Nenhuma dessas deficiências é capaz de estragar completamente o modo. São apenas algumas falhas em um software avançado. É fácil rir desses estragos que começamos a ver hoje, mas é importante lembrar que esse software sofisticado tem um propósito bastante específico. Ele foi feito para fotografar pessoas, preferencialmente em boas condições de luz, sem óculos, e com os cabelos penteados.

Se você não vai fotografar pessoas, então desista dele, ou se prepare para uma bagunça desfocada.

iphone-retrato-7