Parque de diversões quebrará 10 recordes mundiais com esta montanha-russa
Existem muitos parques de montanhas-russas no mundo, mas poucos se dedicam a ultrapassar os limites destas atrações como o Cedar Point, localizado em Sandusky, Ohio, EUA. E quando o parque inaugurar sua nova montanha-russa – a Valravn Birdseye – em maio do ano que vem, ele irá oficialmente quebrar 10 recordes mundiais de uma única vez.
>>> Você encararia essa montanha russa em 4D?
Apesar de ser relativamente pequeno, o Cedar Point tem encontrado espaço no decorrer dos anos para criar algumas das montanhas-russas mais aterrorizantes nas quais você poderia entrar.
Com trajeto de mais de 1 km, a Valravn Birdseye continua essa tradição de bater recordes, com seus 65 m de altura e uma queda inicial de 90˚ que faz a montanha-russa atingir mais de 120 km/h.
Projetada e construída pela Bolliger & Mabillard, de Monthey, na Suíça, a Valravn Birdseye é a centésima montanha-russa que a empresa cria, e o Cedar Point baterá 10 recordes mundiais diferentes assim que entrar em funcionamento no ano que vem.
1. Montanha-russa de queda (“dive coaster”) mais alta (67 m)
2. Montanha-russa de queda mais rápida (120 km/h)
3. Montanha-russa de queda com trajeto mais longo (1 km)
4. Maior número de inversões em uma montanha-russa de queda (três)
4. Maior queda em uma montanha-russa de queda (65 m)
6. Maior inversão em uma montanha-russa de queda (50 m)
7. Maior número de montanhas-russas com mais de 60 m de altura em um parque de diversões (5)
8. Maior número de brinquedos em um parque de diversões (72)
9. Maior número de trilhos de ferro de montanhas-russas em um parque de diversões (15,88 m de altura/15,93 km de distância)
10. Maior número de trilhos de montanhas-russas em um parque diversões (18,32 m de altura/18,34 km de distância)
A maioria dos recordes serão quebrados dentro de uma categoria, a de montanhas-russas de queda (ou dive coasters). Elas são fabricadas exclusivamente pela Bolliger & Mabillard, e têm pelo menos uma queda livre em ângulo de 90 graus:
Já vimos algumas montanhas-russas mais rápidas fora dessa categoria – como esta que chega a mais de 150 km/h.
Mesmo assim, uma vez funcionando, é provável que a Valravn Birdseye ainda quebre outros recordes, como o maior número de enjoos produzidos ou o maior número de moedas caídas no chão.
E para quem não mora nos EUA, ou quem não aguenta esperar até 2016, o Cedar Point criou uma versão em realidade virtual da Valravn Birdseye, onde é possível vê-la no navegador ou usando um headset VR por um app que já está disponível para download.
Pensando bem, acho melhor ficar no carrinho bate-bate, mesmo.
[Cedar Point via Damn Geeky]