_Cultura

Morre atriz que fez a Cabeça de Batata de “Toy Story” e foi destaque em “Seinfeld”

Estelle Harris morreu na Califórnia aos 93 anos e deixa legado de dublagens e participações sensacionais como mãe de George Costanza em "Seinfeld"

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Um verdadeiro baque para os fãs do seriado “Seinfeld” e do filme “Toy Story”. Morreu no último sábado (2), aos 93 anos, a atriz norte-americana Estelle Harris, famosa por interpretar a estridente mãe de George Costanza (Jason Alexander) em “Seinfeld” e por dublar a Senhora Cabeça de Batata na franquia de animação “Toy Story”.

Estelle estava em sua casa em Palm Desert, Califórnia (EUA) e a causa de sua morte não foi revelada. Veja abaixo o comunicado divulgado pela família:

“É com o maior remorso e tristeza que anuncio que Estelle Harris faleceu hoje, deixando um buraco no meu coração profundo demais para descrever. Sua bondade, paixão, sensibilidade, humor, empatia e amor eram praticamente incomparáveis, e ela fará muita falta para todos que a conheceram.” (Glen Harris, filho da atriz)

Dona de uma voz peculiar, ela acumula também outras dublagens de destaque — como na série “Timão & Pumba” (em 1995), no desenho “Kim Possible” (em 2004) e no filme “Tarzan 2” (de 2005). Também ficou conhecida como a “rainha dos comerciais” por participar de pelo menos 25 campanhas televisivas de sucesso num ano só.

Como atriz, Estelle teve destaque no premiado clássico “Era Uma Vez na América”, filme de 1984 dirigido pelo italiano Sergio Leone e estrelado por Robert De Niro. Também fez participações em séries como “As Aventuras de Zack And Cody”, “Law & Order”, “Night Court”, “Living Single”, “ER” e “Mad About You”.

Mas foi como Estelle Costanza, a divertida e histérica mãe de George Costanza na série humorística “Seinfeld” que ela ganhou notoriedade, participando de 27 episódios entre 1992 e 1998. Coincidentemente, o nome Estelle da personagem já estava decretado antes mesmo de Estelle Harris ser escolhida para o papel.

Em “Seinfeld”, considerada uma das melhores séries de TV da história (ganhadora de Emmy, inclusive), Estelle protagonizou esquetes inesquecíveis com o ator Jerry Stiller (pai de Ben Stiller), o Frank Costanza, pai de George (Jason Alexander), um dos melhor amigos de Jerry Seinfeld no sitcom.

Harris nasceu na cidade de Nova York no dia 22 de abril de 1928, e foi criada em uma pequena cidade de mineração de carvão na Pensilvânia. Se casou e teve três filhos depois de voltar para Nova York. Nos anos 1950 e 1960, Harris começou a atuar em teatros comunitários antes de passar para teatros regionais e produções de verão em todo o país.

“Ela sempre adorava conhecer e cumprimentar crianças de todas as idades em todos os lugares que ela ia –e, claro, fazê-los rir. Sua paixão era o seu trabalho”, diz o comunicado divulgado pelo filho Glen.

Confira este clipe com os grandes momentos de Estelle Harris como Estelle Costanza em “Seinfeld”:

A série “Seinfeld” tem todas as temporadas disponíveis na Netflix desde outubro do ano passado. Você pode conferir clicando neste link.

Sair da versão mobile