Morreu nesta segunda-feira (7) o cineasta William Friedkin, diretor de filmes dos sucessos dos anos 1970, como “O Exorcista” e “Operação França”. Ele tinha 87 anos. Um amigo da família confirmou a notícia, porém, sem informar a causa, segundo informações da Variety.
Em 1972, o cineasta venceu o Oscar de Melhor Direção pelo drama criminal “Operação França”. Posteriormente, em 1973, revolucionou o terror com “O Exorcista”. Inclusive, este longa-metragem foi o primeiro do gênero a receber uma indicação à categoria de Melhor Filme. Vale lembrar que os filmes de terror são até hoje considerados “negligenciados” pela academia.
O último trabalho de Friedkin no cinema foi “The Caine Mutiny Court-Martial”, que vai estrear no Festival de Veneza de 2023, que ocorre entre 30 de agosto a 9 de setembro. Seu último longa lançado em vida foi o “Killer Joe – Matador de Aluguel”, de 2011, com Matthew McConaughey.
William Friedkin deixa sua mulher, Sherry Lansing, e dois filhos.
“O Exorcista” vai ganhar sequência
Em julho deste ano, a Universal Pictures divulgou o primeiro trailer de “O Exorcista – O Devoto”. O filme é uma sequência do clássico de terror de 1973, que completa 50 anos este ano. “O Exorcista” original, do diretor William Friedkin, conquistou recordes de bilheteria e recebeu 10 indicações ao Oscar.
Pela primeira vez desde o filme de 1973, Ellen Burstyn repete seu papel como Chris MacNeil — uma atriz que teve a vida mudada para sempre devido ao que aconteceu com sua filha Regan, cinco décadas antes.
A sequência de “O Exorcista” estreia em 12 de outubro de 2023 nos cinemas do Brasil. Confira o trailer e a sinopse nesta matéria do Giz Brasil.