_Cultura

Morte de Elizabeth resgata “The Crown”, série da Netflix sobre a rainha britânica

Lançada em 2016, série recria trajetória da Rainha Elizabeth 2ª desde seu casamento, em 1947, até o início dos anos 2000

The Crown

Imagem: Divulgação/Netflix

Na última quinta-feira (8), morreu aos 96 anos a Rainha Elizabeth 2ª, monarca que ficou mais tempo à frente do trono britânico. Ela foi coroada em 1953, quando tinha apenas 26 anos, e completou 70 anos de reinado em 2 de junho. É claro que sua história rendeu inúmeras séries e filmes de muito sucesso ao redor do mundo.

A principal delas — pelo menos no quesito aprovação do público — provavelmente é “The Crown”, da Netflix. Baseada em eventos históricos, a série dramatiza a vida da rainha Elizabeth 2ª e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado. A produção conta a trajetória da monarca, desde o seu casamento em 1947 ao início dos anos 2000.

Cada temporada consiste em cerca de uma década de sua vida e aborda a política e a vida pessoal de vários outros personagens históricos que fizeram parte do reinado da rainha — como Philip, duque de Edimburgo, princesa Margaret, príncipe Charles, princesa Diana, entre outros.

Confirmada a morte de Elizabeth 2ª, ganharam os trending topics do Twitter as especulações de fãs da série sobre o futuro de “The Crown”. E para começo de conversa, a produção da 6ª e última temporada da série na Netflix será pausada em respeito a monarca.

No entanto, para pavimentar o caminho de marinheiros de primeira viagem que ficaram interessados sobre a história, preparamos abaixo um guia sobre a série. Senta, que lá vem história.

Sinopses: 

1ª temporada (2016)

“Filha do rei George VI (Jared Harris), a princesa Elizabeth de Iorque (Claire Foy) sempre soube que não teria uma vida comum. Em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial a jovem princesa, então com 20 anos de idade, se casa com Philip Moutbatten (Matt Smith), que havia servido durante a guerra no Pacífico e Mediterrâneo. O casal então tem dois filhos, o príncipe Charles e a princesa Anne. Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com o primeiro-ministro Wiston Churchill (John Lithgow). Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos, vêm grandes responsabilidades”.

2ª – temporada (2017)

“Quando as Forças Armadas da Inglaterra travam uma guerra ilegal no Egito pela posse do Canal de Suez, a monarquia de Elizabeth II sofre duas renuncias inesperadas dos primeiros-ministros: Anthony Eden (Jeremy Northam) se afasta do cargo por motivos de saúde fazendo Harold Macmillan (Anton Lesser) assumir como o terceiro primeiro-ministro da Rainha. Porém, ele também renuncia a liderança em 1963, quando o escândalo envolvendo seu Secretário de Estado da Guerra vem à tona. Além disso, Elizabeth tem que encarar supostos rumores de um caso extraconjugal de Philip com uma bailarina russa, enquanto o marido faz uma demorada turnê pelo mundo visitando lugares um pouco e tanto inusitados”.

3ª temporada (2019)

“Durante o final da década de 1960 e início da década de 1970, a rainha Elizabeth II (Olivia Colman) e o príncipe Philip (Tobias Menzies) passam a compreender que um casamento estável é necessário para a preservação da Coroa. Baseando-se nisso, o príncipe Charles conhece Camilla Shand (Emerald Fennell), mas o relacionamento deles é impedido pela família real; a princesa Anne se casa com Mark Phillips (Geoffrey Breton) e a princesa Margaret (Helena Bonham-Carter) lida com a difícil relação entre ela e seu marido Anthony Armstrong-Jones (Ben Daniels). Harold Wilson (Jason Watkins) se torna o primeiro-ministro durante um período de eclosão de movimentos anti-monarquistas, onde os mineiros do Reino Unido motivados pelos conflitos com o pagamento oferecido pelo governo, realizam uma greve fazendo o país entrar em estado de calamidade”.

4ª temporada (2020)

“No final da década de 1970, a rainha Elizabeth (Olivia Colman) e sua família estão preocupadas em proteger a linha de sucessão e precisam encontrar uma noiva adequada para o príncipe Charles (Josh O’Connor), que ainda está solteiro aos 30 anos. No âmbito político, a nação começa a sentir o impacto das políticas polêmicas da primeira mulher à frente do Parlamento, a primeira-ministra Margaret Thatcher (Gillian Anderson), aumentando a tensão entre ela e a rainha, já que Thatcher direciona o país para a Guerra das Malvinas. O romance de Charles com a jovem Lady Diana Spencer (Emma Corrin) é o conto de fadas que o povo britânico tanto precisa, mas no palácio, a família real está cada vez mais dividida”.

Elenco

Como a série retrata diferentes momentos da vida e reinado da Rainha Elizabeth 2ª, os atores da produção mudam conforme “The Crown” avança no tempo. Confira os principais nomes abaixo:

Produção

Em novembro de 2014, foi anunciado que a Netflix adaptaria a peça de teatro de 2013, “The Audience”. Peter Morgan, que escreveu o filme de 2006 “A Rainha”, é o principal roteirista de “The Crown”. A série foi destinada a abranger 60 episódios ao longo de seis temporadas.

Em janeiro de 2020, Morgan anunciou que a série havia sido renovada para uma quinta e última temporada. No entanto, em julho de 2020, a Netflix anunciou que a série receberia uma sexta temporada — conforme planejado originalmente. As duas temporadas finais ainda cobririam até o início do século 21.

Críticas e Prêmios

“The Crown” foi elogiada e aclamada pela crítica especializada, sendo descrita pelo The Telegraph como “a melhor série da TV” e recebeu uma classificação de 5/5, embora alguns críticos, como no The Times, levantassem preocupações de que alguns dos episódios são baseados em premissas falsas.

O site Rotten Tomatoes nota entre 88% e 95% de aprovação entre a primeira e quarta temporadas. Tamanho sucesso fez a produção ganhar 7 Emmys em 2021, além do Globo de Ouro, Critics’ Choice Television Awards e muitos outros.

As quatro temporadas estão disponíveis na Netflix. Os novos episódios de “The Crown” chegam ao catálogo do streaming em novembro de 2022.

Sair da versão mobile