Mortes de ator e criador abalam o universo de Godzilla
O ator japonês Akira Takarada, conhecido por ter interpretado o marinheiro Hideto Ogata no “Godzilla” original, de 1954, morreu aos 87 anos. A notícia da morte foi dada via Twitter pela Toho Studios, que produziu o longa, mas a causa do óbito não foi divulgada.
Além dele, no dia 1º de março morreu o escultor e modelador Nobuyuki Yasumaru, criador de monstros gigantes da Toho, aos 87 anos. Assim como seu colega, a causa da morte não foi divulgada para a imprensa.
“Estamos tristes ao saber da morte de Akira Takarada. Que sua memória continue a inspirar a vida de muitos fãs de Godzilla“, escreveram. Segundo o New York Post, Takarada sofria de dor lombar debilitante nos últimos anos, informou a Anime News Network. Confira o post:
We are saddened to hear of the passing of Akira Takarada.
May his memory continue to inspire the lives of many Godzilla fans. pic.twitter.com/wzBxq8Usi1— GODZILLA.OFFICIAL (@Godzilla_Toho) March 17, 2022
Takarada acumulou 138 papéis ao longo da vida, de acordo com o IMDb. Após se mudar para o Japão, passou no teste da Toho Studios e ganhou destaque com seu papel em “Godzilla”.
Além disso, Takarada atuou em outros filmes da franquia, como “Godzilla Contra a Ilha Sagrada” (1964) e “Godzilla vs. Mothra” (1992) e por último em “Godzilla Batalha Final” (2004). O ator também fez animações e dublagens de games, além de outras produções com temática de monstros, como por exemplo “A Guerra dos Monstros (1965)” e “A Fuga de King-Kong (1967)”.
Já Yasumaru foi um renomado artista da era Showa que criou os “trajes” de monstros como Godzilla, Gigan e Gorosaurus. Ele nasceu em 24 de janeiro de 1935, na província de Toyama. No início dos anos 1960, Yasumaru ingressou na Toho, trabalhando na produção de filmes tokusatsu como “Mothra, a Deusa Selvagem” (1961), “King Kong vs. Godzilla” (1962) e “A Invasão dos Gargântuas” (1966).