Não sei você, mas eu até consigo aproveitar meu tempo no trânsito. Fico olhando as pessoas, jogando Angry Birds, procurando um solo de bateria perfeito do Phil Collins… Mas dez horas de engarrafamento? Aí não dá. Então faz sentido que empresas chinesas estejam alugando pessoas para ficarem em engarrafamentos.

E como funciona esse aluguel? Segundo o China Daily, o motorista saca o celular e liga para o serviço. O substituto é trazido de moto, e o motorista é levado – também de moto – para seu destino, através do trânsito. O serviço é voltado para pessoas “com compromissos urgentes ou reuniões de negócios… e para aqueles que vão pegar voos e não podem esperar no trânsito por muito tempo”. E para mulheres também, que segundo o China Daily “se sentem fisicamente desconfortáveis se esperam muito tempo no trânsito dentro do carro”.

Claro, o serviço tem seus problemas: não é exatamente seguro andar de moto no meio de milhares de carros, e é proibido andar de moto em certos lugares, como rodovias. E claro, é difícil confiar num estranho para cuidar do seu carro. Mas num país onde o carro se massifica e engarrafamentos se tornam cada vez mais comuns, mesmo em cidades pequenas, pagar até R$100 pelo serviço pode ser a única alternativa. [China Daily via AFP/Yahoo News]

Crédito da imagem: Dcmaster/Flickr