_História

Um dos primeiros mouses da história será leiloado

Um dos primeiros mouses do inventor Douglas Engelbart, fabricado no fim dos anos 60, foi dado como presente a um executivo da Logitech.

Imagem: RR Auction

Em 9 de dezembro de 1968, Douglas Engelbart e 17 outros pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stanford fizeram uma demonstração de 90 minutos de várias tecnologias inovadoras. Quem assistiu à apresentação teve um gostinho do futuro que chegaria décadas depois. Uma delas era uma interface de computador cuja navegação era feita usando um mouse: um dispositivo que Engelbart inventou e patenteou. Agora, um de seus mouses originais de três botões está sendo leiloado.

A apresentação, feita na Fall Joint Computer Conference em San Francisco naquele ano, mostrou tecnologias que Engelbart e uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa Aumentada do Instituto de Pesquisa de Stanford vinham desenvolvendo desde então 1962.

Desde então, ela ficou conhecida como a “mãe de todas as demos“. A demonstração incluía conceitos inovadores como processamento de texto com edição em tempo real, hiperlinks que um dia seriam a base da rede mundial de computadores, videoconferência e compartilhamento de tela.

Também tinha uma interface de software baseada em janelas, cuja navegação podia ser feita por um dispositivo que controlava um cursor na tela, uma invenção de Engelbart e seu colega Bill English.

O escritório cenográfico no palco e os consoles de computador NLS (abreviação de oNLine System) usados ​​para a demonstração foram projetados pelo fabricante de móveis Herman Miller, que no mesmo ano seria creditado pela invenção do cubículo de escritório e até hoje é um nome sinônimo com cadeiras confortáveis.

Você pode assistir à primeira parte da “mãe de todas as demos”, cortesia do canal do YouTube do Doug Engelbart Institute, no vídeo abaixo. As partes dois e três também estão disponíveis no canal do instituto se você tiver 90 minutos sobrando hoje.

As tecnologias revolucionárias demonstradas durante a “mãe de todas as demos” influenciaram os pesquisadores do Palo Alto Research Center da Xerox, onde Bill English mais tarde desenvolveu uma versão do mouse com uma bolinha. Eles projetaram e construíram seu computador Alto em 1973, que foi apresentado para um tal de Steve Jobs.

Essa demonstração acabaria por inspirar Jobs a criar o computador pessoal Lisa em 1983 — o primeiro computador da Apple com um mouse, após a empresa licenciar a tecnologia do Stanford Research Institute por US$ 40.000 — e o Apple Macintosh em 1984, que passaram a definir a computação moderna.

Engelbart acabou fundando uma empresa de consultoria em tecnologia chamada Douglas Engelbart Institute, que pegou empresado um espaço de escritório em Fremont, Califórnia, de outra empresa que é sinônimo de mouse: a Logitech.

Durante esse tempo, Engelbart fez amizade com o diretor de relações públicas da Logitech, Serge Timacheff, e acabou presenteando-o com um dos mouses originais que ele projetou e construiu, com três botões na parte superior e um par de rodas de metal rolantes perpendiculares na parte inferior. Agora, Timacheff vai leiloar este mouse.

Captura de tela: YouTube / Doug Engelbart Institute

É este o mouse que Engelbart usou durante a “mãe de todas as demos”? Não parece ser. A filmagem é granulada e de baixa qualidade, mas sempre que o console em que Engelbart está trabalhando aparece, o mouse que ele está manuseando parece ser mais escuro. Ele foi usado por outras pessoas na demonstração para Steve Jobs? Ninguém sabe. Infelizmente, Engelbart faleceu em 2013, então não conhecemos todo o histórico desse mouse.

Por ser um objeto raro, mas não histórico, e por Timacheff ter cortado o fio para colocar o mouse em um suporte para deixar exposto na sua mesa do escritório, este mouse tem valor estimado bem baixo, de apenas US$ 800. Se fosse o mouse apresentado na “mãe de todas as demos”, provavelmente renderia milhares de dólares, mas ainda é uma peça intrigante da história do Vale do Silício. O leilão fecha no dia 17 de dezembro.

Sair da versão mobile