_Tecnologia

Mozilla cria “número fake” para driblar ligações insistentes de telemarketing

Com número fake, Mozilla permite que usuários usem telefone extra nos apps e plataformas onde não desejam incluir o contato verdadeiro

Imagem: Lindsey Lamont/Unsplash/Reprodução

Se você está cansado de spam por telefone, talvez o novo “número fake” da Mozilla seja uma solução. A companhia anunciou na última terça-feira (11) uma expansão do serviço Firefox Relay: consumidores poderão receber um número de telefone extra só para usar como cadastro em apps onde não desejam incluir o contato verdadeiro. 

Nesta versão, os usuários terão apenas um único número extra permanente. É diferente da modalidade que já existe com e-mails, em que a Mozilla cria várias contas extras dependendo da necessidade dos assinantes.  

O número registrado pode receber até 50 minutos de chamadas e 75 mensagens de texto por mês. Além disso, os usuários podem responder os SMS, mas não conseguem fazer ligações ou enviar mensagens para números que não tenham o contatado antes. 

“Máscara” de número de telefones no sistema da Mozilla. Imagem: Mozilla/Reprodução

O serviço para telefone também é mais caro que o de e-mails. Para endereços eletrônicos, o Firefox Relay cobra US$ 1,99 por mês individual ou US$ 0,99 na assinatura para 12 meses. 

No caso das mensagens, o valor cobrado para o mês é de US$ 4,99. Se a assinatura cobrir um ano, o valor fica por US$ 3,99 mensais. Nesse caso, o plano de e-mails acompanha o telefônico. Por enquanto, a modalidade só está disponível para números dos EUA e Canadá.

Como se proteger de telemarketing abusivo

Enquanto o serviço não chega no Brasil, os usuários podem ficar atentos e denunciar ligações  de telemarketing abusivo. Desde março, essas chamadas precisam ter a identificação do código “0303” antes do número. Serve para todas as empresas que oferecem serviços ou produtos.

Agora, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estuda como melhorar a identificação do marketing feito por SMS e WhatsApp.

O prefixo único para telemarketing começou a ser usado depois da agência admitir que o serviço Não Perturbe, mantido pelas operadoras, era ineficaz em barrar chamadas de spam.

Em 2021, os brasileiros receberam em média 32,9 chamadas de spam por mês, quase o dobro do Peru – o segundo colocado da lista e que apresentou uma média de 18,02 ligações indesejadas mensais por usuário.

Sair da versão mobile