Mozilla e Samsung se juntam para criar nova engine para browsers
A Mozilla e a Samsung anunciaram um projeto para criar um novo browser mais adequado para os dispositivos móveis atuais.
As empresas estão desenvolvendo o Servo, uma nova engine para Android e processadores ARM, uma tentativa de “reconstruir o navegador web do zero”. Ele será escrito na linguagem de programação Rust, criada pela Mozilla e que chegou à versão 0.6 hoje.
Os detalhes do navegador ainda são escassos. O lançamento dele deve demorar um pouco: a Mozilla diz que ao longo do ano vai completar a primeira revisão do Rust e colocará mais esforços no desenvolvimento do Servo. Ou seja, ainda devemos demorar um pouco para ver como será o resultado final.
Uma nova engine para browsers móveis é bem-vinda: vale lembrar que a Opera abandonou o Presto para abraçar o WebKit, usado no Safari e no Chrome. A comunidade da web não gostou disso.
Com o Servo, a Mozilla se junta à Samsung, a que mais vende Android no mundo, e, dependendo da execução do projeto, pode ser uma boa opção ao WebKit. [Mozilla]