A aba inicial do Google Chrome pode mudar nas próximas semanas. Isso porque o Google começou a testar a inclusão das pesquisas recentes de cada usuário na primeira página do navegador.
No experimento, o navegador adicionou um atalho para os sites mais visitados logo abaixo da barra de pesquisa da nova guia. Por enquanto, as buscas dos usuários apareceram como frases inteiras, e não como ícones intuitivos que direcionam aos sites.
Quando ativada, a opção vai mostrar as consultas mais frequentes do “histórico de navegação do dispositivo”. No menu, o usuário pode limitar o número de blocos para pesquisa.
Ou seja, é possível optar pelo nível de “privilégios” que o Google terá ao mostrar as pesquisas mais recentes. Se escolher pelo “no max”, o usuário encontrará uma linha cheia do último histórico. Ao optar pelo “max 4”, por exemplo, o Chrome só vai mostrar quatro pesquisas recentes.
É comum que o Google envie testes aleatórios para diferentes usuários. Nesses casos, não há muito o que fazer para além de substituir o sinalizador manualmente. Ao que parece, essa mudança só funciona para novas abas do Chrome na versão mobile.
Tudo indica que o Google esteja aumentando o número de usuários em teste agora, mas a função não é nova. Em novembro, um membro do Reddit sugeriu o sinalizador como uma opção para desativar as pesquisas recentes na primeira aba do Chrome.
A última grande mudança na primeira página do navegador durante a introdução do feed Discover, que incluiu notícias personalizadas aos usuários do Android.