Novo Chrome promete ser menos ‘gastão’ de bateria e memória

Google libera atualização do Chrome com dois novos modos de gestão de guias e de economia de bateria. Veja como eles funcionam
Novo Chrome promete ser menos 'gastão' de bateria e memória
Imagem: Google/Divulgação

O Google anunciou que está liberando a partir desta quinta-feira (8) uma nova versão do navegador Chrome que promete ser mais econômica no uso da bateria e memória de notebooks e PCs.

Com a atualização (versão 108), o navegador passará a contar com dois novos recursos: o “Memory Saver” e o “Energy Saver”. A expectativa é que ambos ajudam no desempenho do Chrome para que ele use até 40% e 10 GB a menos de memória para manter as várias guias abertas funcionando, bem como prolongar a bateria do notebook quando ela estiver acabando.

De acordo com o Google, o Memory Saver libera memória das guias que você não está usando no momento. Isso garante que seja possível manter uma navegação suave naquelas guias em que os sites estão ativos.

O novo recurso é bem-vindo, principalmente, para quem trabalha com várias guias abertas ao mesmo tempo ou usa em paralelo outros aplicativos que exigem muita memória, como os de edição de vídeos ou jogos. As guias inativas serão recarregadas apenas quando o usuário precisar delas.

Já o Energy Saver é útil em notebooks que estão com pouca bateria. Quando a carga do dispositivo atinge 20%, o Chrome economizará bateria limitando as atividades em segundo plano e os efeitos visitas de sites com animações e vídeos.

O Google ressalta que esses dois modos serão personalizáveis, podendo desativar qualquer um dos recursos. Além disso, será possível marcar aqueles sites importantes que estarão isentos do de usar o Memory Saver. As configurações podem ser encontradas no menu de três pontos do Chrome.

Os novos modos serão disponibilizados gradativamente para usuários de todo mundo ao longo das próximas semanas. A versão oferecerá suporte para os sistemas Windows, macOS e ChromeOS.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas