_Ciência

Mudanças climáticas ameaçam 771 espécies de plantas em risco de extinção

Cientistas descobriram que, diante das mudanças climáticas, há poucas ações diretas para recuperação dessas plantas

Mudanças climáticas ameaçam 771 espécies de plantas em risco de extinção

Imagem: Bureau of Land Management/Flickr/Reprodução

Todas as plantas ameaçadas de extinção nos Estados Unidos e indicadas pela Lei de Espécies Ameaçadas (ESA, na sigla em inglês) são sensíveis às mudanças climáticas. Porém, há poucas iniciativas em andamento para garantir a recuperação dessas espécies.

A conclusão é de uma equipe de pesquisadores da Pennsylvania State University, nos EUA, que publicaram um estudo com suas descobertas na última quarta (26), na revista científica PLOS Climate.

A ESA é uma lei norte-americana de 1973 que fornece um programa para a conservação de espécies em risco de extinção e seus habitats. As agências que implementam a ESA são o FWS (Serviço de Pesca e Vida Selvagem) e a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica). Há mais de 1,3 mil espécies de plantas e animais listadas na ESA – e você pode conferi-las aqui.

Os pesquisadores da Pennsylvania State University afirmam que não se avaliou sistematicamente, em mais de uma década, o risco que as mudanças climáticas representam para as plantas listadas na ESA – como para a espécie Erigeron decumbens, que você vê na foto que abre este texto. Então, eles resolveram trabalhar nesta lacuna.

Como foi o estudo

A equipe analisou 771 espécies de plantas adaptando as ferramentas de avaliação que geralmente se usa para examinar a ameaça da mudança climática para animais. Eles avaliaram uma série de “fatores de sensibilidade”, relacionados à tolerância das plantinhas a variações de temperatura e umidade, por exemplo.

Os pesquisadores descobriram que todas as espécies de plantas na ESA estão pelo menos ligeiramente ameaçadas pelas mudanças climáticas. E, embora a maioria da documentação relativa a estas espécies reconheça este perigo, há poucas ações diretas para garantir a recuperação destas plantas.

Iniciativas para mitigação

A equipe listou iniciativas que estão em andamento em diferentes regiões dos EUA. Elas incluem o monitoramento contínuo das condições ambientais; a conservação de material reprodutivo e recursos genéticos; bem como o plantio de espécies em potenciais refúgios climáticos.

“Embora reconhecer a ameaça que a mudança climática representa para as plantas raras seja um primeiro passo importante,” escrevem os cientistas. “Será necessário tomar medidas diretas para garantir a recuperação de muitas dessas espécies”, concluem.

Sair da versão mobile