Tecnologia

Mudou aí? Como desativar a visão geral criada por IA no Google Chrome

Ferramenta começou a ser lançada gradativamente no Brasil no ano passado
Imagem: Google/Divulgação

Em agosto do ano passado, o Google começou a implementar no Brasil as respostas resumidas geradas por inteligência artificial (IA) na página de resultados de seu mecanismo de busca. O “AI Overviews” — que chegou por aqui como “Visão Geral criada por IA” — oferece visões gerais sobre os conteúdos buscados e oferece links para quem quiser informações mais aprofundadas.

As informações geradas por inteligência artificial são exibidas no topo da página para facilitar o acesso a respostas relevantes sem tomar muito tempo dos usuários. No entanto, os primeiros meses da ferramenta foram bastante conturbados e marcados por uma série de resumos equivocados e até “perigosos”.

Os americanos foram os primeiros a receber a funcionalidade, que foi anunciada em maio do ano passado pelo Google, ainda em uma versão testes. Algumas respostas, como a que afirmava que cobras eram mamíferos ou que astronautas brincaram com gatos na lua, viralizaram e demandaram uma ação rápida da empresa para corrigir a falha.

Além disso, alguns casos mais extremos também chamaram a atenção de especialistas em IA. Em algumas situações, a ferramenta sugeriu aos usuários cola como ingrediente de pizza, comer pedras ou saltar de uma ponte para tratar depressão.

A companhia conseguiu corrigir os erros antes da liberação para mais mercados, mas nem todos os usuários do mecanismo de busca do Google estão realmente satisfeitos com as visões gerais criadas por IA.

Felizmente, é possível desativar as visões gerais de IA no navegador Chrome seguindo alguns passos simples.

Como desativar a Visão Geral criada por IA

Ao realizar uma pesquisa na plataforma, a aba de resultados exibida por padrão é a “Todas”. Ela compila as visões gerais de IA com os resultados regulares. No entanto, na aba “Web” os usuários podem visualizar apenas os links tradicionais da pesquisa do Google.

  1. Para habilitar a guia “Web” como padrão, abra o Chrome e acesse “Definições”;
  2. Em seguida, “Mecanismo de pesquisa” e “Gerenciar mecanismos de pesquisa e pesquisas em sites”;
  3. O passo seguinte é tocar em “Adicionar” em “Pesquisa em sites“ — ou “Site Search” a depender da configuração do idioma do usuário;
  4. Depois adicione um título, um atalho, que é a URL padrão do Google, e na terceira barra de texto adicione exatamente “{google:baseURL}search?q=%s&udm=14”;
  5. Toque no botão “Adicionar” na parte inferior da janela para completar a alteração;
  6. Para finalizar, toque no menu de três pontos localizado no canto direito do atalho criado e defina como padrão.

Após seguir os passos acima, os usuários poderão visualizar apenas os resultados quando realizarem uma pesquisa no Google. Isso porque o site de busca exibe primeiro a aba “Web” durante as pesquisas. Porém, ainda será possível ver os resumos de IA tocando na guia “Todas”.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas