Tecnologia

Google testa tradução automática no “Circule para Pesquisar”

Recurso está em fase de testes e pode fazer sua estreia ainda neste ano
Imagem: Google/Reprodução

No início do ano passado, o Google apresentou o “Circule para Pesquisar”, uma ferramenta bastante intuitiva que permite que os usuários busquem informações detalhadas na web a respeito de qualquer elemento visualizado na tela de seus smartphones.

Agora, a gigante das buscas está trabalhando em uma nova funcionalidade que pode ser bem útil no dia a dia das pessoas. A plataforma pode em breve lançar a tradução automática de conteúdos originalmente escritos em um idioma diferente do falado pelos usuários de dispositivos Android.

A novidade foi observada na versão beta mais recente do aplicativo Google. Ela pode ser habilitada ou desabilitada a depender da preferência de quem usa o smartphone no menu de três pontos localizado no canto superior direito da tela.

Atualmente, é necessário acessar o recurso e tocar para traduzir a página. Porém, a versão 16.9.39.sa.arm64 beta tem o acesso reduzido para apenas uma etapa. Quando o usuário ativa o “Circule para Pesquisar“, o sistema altera automaticamente o idioma favorito do usuário.

A função introduzida pelo Google no ano passado ainda não está disponível para todos os aparelhos Android. Porém, os usuários já podem utilizar ela em todos os flagships mais modernos. Ele também está disponível em alguns dispositivos do segmento intermediário ou intermediário/avançado.

Circule para Pesquisar

Quando lançou o “Circule para Pesquisar”, o Google argumentou que desejava lançar uma ferramenta que permitisse o acesso a informações em seu mecanismo de pesquisa sem que houvesse necessidade de acessar o navegador ou o aplicativo de pesquisa.

Aliás, a interface simples torna as interações mais fáceis. E, diferentemente de outras funcionalidades mirabolantes lançadas pela empresa, não possui uma curva de aprendizado muito grande. Assim, garante uma fácil assimilação.

Aparentemente, a nova ferramenta de tradução segue o mesmo conceito e não deve ser muito complexa de utilizar. A expectativa é de que, embora exista uma chance remota de o público nunca ver a função em seus celulares, a funcionalidade chegue ainda neste devido ao seu estágio avançado de desenvolvimento.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas