Valarie Gerbus mudou de operadora após ter recebido uma conta da operadora Verizon no valor de US$ 9.153,46. Este é claramente um caso extremo, porém a FCC (órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos) conta com várias reclamações parecidas. Na maioria das vezes, os clientes dizem que o uso do plano de dados deles aumentou vertiginosamente, sem nenhuma razão aparente.

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No caso de Valarie, a conta mensal dela era de US$ 118 por 4 GB/mês de dados até julho. Quando saiu de férias, ela acabou ficando sem Wi-Fi, então ela recebeu uma mensagem da operadora notificando-a que ela estava prestes a ultrapassar a franquia e perguntando se ela gostaria de ter mais dados. Ela, então, resolveu atualizar seu plano para um de 8 GB/mês. Na hora seguinte à contratação, a cliente recebeu 40 mensagens de texto da Verizon, todas perguntando se ela gostaria de atualizar seu plano. Ela ignorou as mensagens, achando que seria um erro. Porém, quando viu sua conta, Valarie ficou chocada, pois a operadora estava cobrando uma baita grana só pela contratação de um plano adicional.

Por causa de um suposto uso exagerado, a Verizon desligou a linha da cliente. Quando Valarie foi até uma loja para cancelar o plano, a Verizon aplicou taxas extras, dizendo que ela devia à companhia US$ 9.153,46 por usar supostamente 569 GB de dados.

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Conta recebida por Valerie Gerbus. Crédito: Cleavland.com/Reprodução

“Teria continuado na Verizon, se eles não tivessem cortado meu telefone”, disse Valarie ao The Plain Dealer, em Cleavland. “Basicamente, eles me forçaram a ir para outra operadora. Nunca mais eu volto. Nunca.”

Antes de sua história ter ganhado notoriedade na mídia, Valarie tinha planejado lutar na Justiça pela cobrança indevida. No entanto, após o The Plain Dealer ter publicado o caso dela, a Verizon resolveu imediatamente o problema dela:

Em um comunicado enviado ao Ars Technica, a Verizon disse:

Nós falamos com a cliente que recebeu uma conta de US$ 9.000, e já resolvemos o caso dela. Clientes com questionamentos sobre suas contas podem ligar para o Customer Care no número 1-800-922-0204 ou contatar um representante via chat no site verizonwireless.com. Nós levamos muito a sério a experiência dos nossos clientes.

Enquanto a Verizon nega que isso tenha sido um problema generalizado, o porta-voz da FCC Will Wiquist disse ao The Plain Dealer que a agência tem conhecimento do problema e que tem investigado a questão. O Gizmodo entrou em contato com a Verizon para comentar e atualizaremos o post quando obtivermos uma resposta.

[Plain Dealer 1,2  e Ars Technica]

Foto do topo: Flickr/pleeker