Arqueólogos encontram múmias de gatos e besouros no Egito
Depois de encontrarem o queijo mais antigo do mundo e abrirem um sarcófago que acreditava-se estar amaldiçoado, arqueólogos fizeram mais uma descoberta interessante no Egito. Em um complexo de tumbas próximo às pirâmides de Userkaf, foram encontrados vários sarcófagos contendo múmias de gatos e escaravelhos.
• A origem da mumificação no Egito vem de muito antes da Era dos Faraós
• Pesquisadores já têm as primeiras informações do conteúdo do sarcófago “amaldiçoado” aberto no Egito
As três tumbas com felinos mumificados datam da Época Baixa do Antigo Egito, que compreende o período entre 664 a.C. e 332 a.C. Além das múmias, havia estátuas dos animais e uma estátua de bronze da deusa Bastet, que tem cabeça de gato. O complexo ainda conta com outras quatro tumbas mais antigas, da época do Império Antigo, que corresponde aos anos de 2686 a.C a 2181 a.C. — foi nessa época, inclusive, que a arte de construir pirâmides foi aperfeiçoada.
#Tens of #cats #mummies were unearthed in #Saqqara #necropolis along with 100 wooden #gilded #statues of #cats and a bronze one dedicated to the cat #goddess #bastet. pic.twitter.com/g0oSQPBhL8
— Ministry of Antiquities-Arab Republic of Egypt (@AntiquitiesOf) 10 de novembro de 2018
#mummies of #cats #discoverd in #Saqqara (#Discovery pic.twitter.com/AFRNERfHBn
— Ministry of Antiquities-Arab Republic of Egypt (@AntiquitiesOf) 10 de novembro de 2018
Como destaca a Science Alert, encontrar animais mumificados não chega a ser algo incomum para arqueólogos que trabalham no país. Estima-se que 70 milhões de bichos foram mumificados no Antigo Egito, como íbis (uma ave que parece um pelicano), crocodilos, cães e gatos, todos tidos como animais sagrados.
Mas as tumbas ainda reservavam uma surpresa: escaravelhos mumificados, armazenados em sarcófagos, com desenhos desse tipo de besouro inscritos na parte externa das urnas de calcário. É a primeira vez que múmias desse inseto são encontradas na necrópole de Mênfis.
#Discovery Unique #Discovery in #Saqqara #Giza #Egypt #mummies of #scarabs #AncientEgypt pic.twitter.com/FkCA9HxY5P
— Ministry of Antiquities-Arab Republic of Egypt (@AntiquitiesOf) 10 de novembro de 2018
E ainda tem mais coisa por aí. Segundo o Ministro de Antiguidades do Egito, Khaled El-Enany, essa é a primeira de três revelações que devem ser feitas até o fim de 2018. Espero que não confirmem a tal maldição do sarcófago.