Muito tempo antes do visualizador do Winamp, o osciloscópio, que é um medidor de sinais elétricos e eletrônicos em forma de gráficos, já fazia música visível com sua tela verde e preto. Poucas pessoas usaram todo o potencial deste pequeno e rudimentar dispositivo. No entanto, é impressionante o efeito de quando você faz música com sons que produzem efeitos visuais reconhecíveis.

O youtuber Techmoan recondicionou um modelo especialmente conhecido no mundo dos osciloscópios — o Tektronix 760A. Então, ele o ajustou para tocar a música osciloscópica Jerobeam Fenderson, uma seleção de faixas que foram feitas baseadas em sons que produzem imagens distintas.

Fenderson tem uma seção decente de perguntas e respostas em seu website para quem quer ter mais detalhes. No entanto, basicamente você vai necessitar habilitar os canais de entrada da esquerda e da direita para uma interface de áudio em um osciloscópio que pode operar no modo X/Y — isso é conhecido como modo lissajous. Há várias formas de fazer isso, usando o OsciStudio ou Blender (grátis), que converte objetos 3D em arquivos de som. Então, pegue esses arquivos de som e comece a juntá-los na música com seu programa de áudio favorito.

Para quem quiser fazer no estilo old-school, aqui vai um pouco da matemática necessária para desenhar uma borboleta no osciloscópio:

x=sin(t)(ecos(t)-2cos(4t)-sin5(t/12))

y=cos(t)(ecos(t)-2cos(4t)-sin5(t/12))

Para quem quiser brincar com um osciloscópio em casa e não tem em casa, é possível baixar um emulador.