O TikTok é um dos grandes fenômenos da atualidade, independente de você produzir conteúdo para o app ou apenas assistir — como é o meu caso. O app desenvolvido pela chinesa ByteDance já teve mais de 2 bilhões de downloads, segundo a consultoria Sensor Tower, graças a uma ajuda desse tempo louco de pandemia que estamos vivendo.

Após algumas horas preso nos algoritmos do TikTok, reparei que existem algumas músicas constantes que servem de trilha para dancinhas ou vídeos informativos, como este em que um ginecologista ensina sobre a candidíase. Por isso, perguntei para o TikTok quais são as canções mais usadas por usuários brasileiros na plataforma.

É interessante, pois tem algumas usadas em dancinhas, outras só servem de trilha para algum vídeo de alguma façanha. Abaixo, as músicas mais populares do TikTok no Brasil, em ordem, segundo a própria plataforma:

Angel – Eu nunca, eu já

Angel é uma cantora que fez esta música para o TikTok. Apesar de os trechos postados na rede só falarem do “eu nunca, eu já” e das perguntas com uma dessas duas respostas, há uma parte da letra que diz “Tique Toque”, numa alusão à plataforma. Bem doido que estamos numa era em que uma música viral foi produzida especificamente para uma rede social.

@angeloficial_Desafia tua amiga e me marca! ##eununca ##eununcabregafunk ##eununcacommusica ##eununcacarnaval ##foryou ##tiktok ##eununcaangel ##eununcachallenge♬ Eu Nunca, Eu Já – Angel

@gabimartinscantora##eujá ##eununca ##tiktokBrasil♬ Eu Nunca, Eu Já – Angel

Jawsh 685 – Laxed (Siren Beat)

Jawsh 685 é Joshua Nanai (o cara do thumb do vídeo acima), um garoto de 17 anos da Nova Zelândia, segundo o jornal local NZHerald. Ele publicou a música originalmente no YouTube em 2019, mas só fez sucesso ao chegar no TikTok.

Com o sucesso, diz o jornal, Nanai ganhou um contrato com a Columbia Music e está recebendo uma grana pelo uso da canção.

@justmaiko😌 @justjonathan14♬ Laxed (Siren Beat) – Jawsh 685

@kimberly.loaizaDisfruta tu vida y que lo demás no te importe 💖😊 ##kl♬ Laxed (Siren Beat) – Jawsh 685

Vytinho NG e MC Bianca – Tudo no Sigilo

Vytinho NG é na verdade Cauã Victor, um MC de Recife (PE) que tem 14 anos. Ele começou a estourar na cena do brega funk recentemente, com seu clipe de “Tudo no Sigilo”. Em fevereiro, a musica gravada com a carioca MC Bianca tinha cerca de 3 milhões de visualizações no YouTube; agora, já são quase 40 milhões.

@luisasonza##tudonosigilochallenge♬ Tudo no Sigilo – Vytinho NG & MC Bianca

@eibielzinAté que ficou legal 😀 ##foryоu ##challenge ##geracaotiktok @eithailima♬ Tudo no Sigilo – Vytinho NG & MC Bianca

@sport.skillsMenino Ney!🇧🇷⚽️👏##fyp ##neymar ##neymarjr ##njr ##futebolarte ##futebolbr ##funkbrasil♬ Tudo no Sigilo – Vytinho NG & MC Bianca

Aldair Playboy e MC WM – Combate

Mais um brega funk, só que do pernambucano Aldair Playboy e do paulistano MC WM. A música é do ano passado e já aparece no TikTok já há um bom tempo. Aldair Playboy faz sucesso já há um tempo no nordeste, sobretudo com os batidões românticos — o primeiro hit dele no gênero foi “Amor Falso (Parabéns pra você)”. Já o MC WM estourou na cena funk com “Fuleragem”.

@rkalimannvai começar…♬ Combate – Aldair Playboy & MC WM

@gabrielmedina1010♬ Combate – Aldair Playboy & MC WM

Medusa, Becky Hill e Goodboys – Lose Control

É uma música eletrônica com uma galera envolvida. Na produção, tem o trio italiano Medusa e o trio britânico Goodboys. Já o vocal é feito pela cantora britânica Becky Hill. A música é do ano passado e ainda assim é bastante usada no TikTok.

@guavajuiceHere’s a tutorial if you wanna become the world’s greatest swordsman ##tutorial ##facbyxz ##tiktokuniversity♬ Lose Control – Meduza & Becky Hill & Goodboys

@spider_slack##fyp ##spiderman ##beckflip ##tiktok ##slackline♬ Lose Control – Meduza & Becky Hill & Goodboys