A próxima edição da Mobile World Congress, a maior feira de smartphones do mundo, oficialmente abre as portas nesta segunda-feira (26) em Barcelona, Madrid.

Tudo sobre a MWC 2018

A edição 2018 conta com o importante retorno da Samsung à feira. Mas, além de finalmente sabermos mais informações do Galaxy S9 e S9+, quais outras novidades podemos esperar nesta importante exposição?

Samsung

Supostas imagens do Samsung S9 e S9+

A gigante coreana quebra a largada da feira um dia antes: hoje mais tarde, às 14h (Horário de Brasília) e você poderá acompanhar ao vivo o anúncio oficial do lançamento dos novos modelos topo de linha da companhia, o Samsung Galaxy S9 e o S9+.

Até então, sabemos que os S9 não serão fisicamente tão diferentes da linha anterior. Entretanto, quando o assunto é a parte interna dos novos aparelhos, a história é outra.

Sabemos que, de acordo com rumores e o próprio convite para o evento, a Samsung “reimaginará” a câmera dos aparelhos – uma nova câmera de lentes duplas, um novo sistema de inteligência artificial que auxiliará na hora de capturar imagens com pouca luz, além de modos em câmera lente e efeitos de profundidade de campo.

Convite para o evento que apresentará o S9

Esta será a primeira vez que a Samsung trará diferenças que vão além de apenas o tamanho entre um modelo e outro, segundo afirmam rumores.

As lentes duplas, por exemplo, serão exclusividade do S9+. O modelo maior também será mais rápido e potente: 6 GB de RAM e 128 GB de memória interna, contra 4 GB de RAM e 64 GB de memória interna para o S9.

Essa é uma prática já comum para a Apple, entretanto isso não deixa de ser um incômodo para consumidores que querem a melhor câmera, mas não fazem questão (ou não querem, alô mãozinhas) um celular grande.

A apresentação do S9 e S9+ ocorre neste domingo (25), a partir das 14h (Horário de Brasília). Você pode assisti-la pelo Twitter, pelo Facebook, pelo UNPACKED 2018, um app dedicado (Android, iOS), ou por um dos três sites oficiais da Samsung: Samsung Newsroom Brasil, Samsung.com.br e Samsung Mobile Press.

Nokia

Sim, a Nokia estará presente na feira e, assim como a Samsung, fará sua apresentação neste domingo – só não sabemos exatamente o que ela irá apresentar.

Rumores afirmam que a companhia finlandesa finalmente passará a comercializar o Nokia 6 internacionalmente, mas o que todo mundo quer mesmo é dar uma olhada no esperado Nokia 7 Plus: um telefone sem bordas de 6 polegadas, processador Snapdragon 660, 4 GB de RAM e Android One limpo.

Além do 7 Plus, existem também rumores que a companhia possa apresentar o Nokia 9 – um smartphone com processador Snapdragon 835, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, câmera de lentes duplas e tela P-OLED de 5,5 polegadas.

Entretanto, dificilmente veremos algo em relação aos wereables da companhia. Como mostramos recentemente, a divisão de saúde da companhia, que produz medidores de atividade física, termómetros touchless e dispositivos para medir o sono, por exemplo, não anda muito bem dar pernas. Kathrin Buvac, chefe de estratégia da marca, disse até que o setor “está com problemas de escala e de atender às suas expectativas de crescimento”.

Sony

A apresentação da Sony ocorre nesta segunda, no primeiro dia oficial da Mobile World Congress. Segundo afirmam rumores, ela apresentará um novo Xperia XZ2, que pode ser chamado de Xperia XZ Pro – uma mera revisão do XZ atual com processador Snapdragon 845 e novas câmeras.

Xperia L2. (Crédito: Divulgação)

A Sony também deve apresentar o Xperia XZ2 Premium, uma versão melhorada do XZ Premium com tela 4K de 5,7 polegadas, Snapgdragon 835, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 3,420 mAh de carregamento rápido.

A companhia também deve promover o Xperia XA2, XA2 Ultra e o modelo de entrada Xperia L2, lançados durante a CES 2018.

Motorola

Motorola G6 (Créditos: Android Headline)

A Motorola deve apresentar durante a feira a nova linha G6, que inclui o Moto G6, Moto G6 Play e Moto G6 Plus. Segundo informações do Android Headline, o Moto G6 terá um novo e muito fino botão Home, câmera traseira com lente dupla, flash dual-LED e tela com proporção 18:9. Ele também já deve sair de fábrica com o Android 8.0 Oreo e seu preço continuará abaixo dos US$ 300, assim como o Moto G5.

O restante

A LG não deve apresentar nada muito grande na feira. Acreditava-se que ela traria o LG G7 para Barcelona, mas rumores apontam que ele foi atrasado. A presença da companhia na MWC 2018 deve ser menor e focada no LG V30 2018, uma revisão do mesmo modelo de 2017.

A Huawei também terá uma presença menor, focando no Huawei Mate SE, um smartphone com tela de 5,93 polegadas, processador Kirin 659 e câmera dupla.

Suposta imagem do Zenfone 5. (Créditos: iGyaan)

A Asus deve apresentar o Zenfone 5, um novo smartphone topo de linha com processador Snapdragon 845 e tela muito parecida com a do iPhone X, contendo até mesmo o entalhe onde a câmera frontal é posicionada.