O Google anunciou que está implementando novas ferramentas de IA (Inteligência Artificial) ao Android embarcado em smartphones, vestíveis e também automóveis. As novidades foram reveladas durante o MWC 2024 (Mobile World Congress), evento de tecnologia mobile que acontece tradicionalmente todos os anos em Barcelona.
O sistema operacional para carros receberá um recurso útil que promete evitar que os motoristas tirem o foco da via quando recebem notificações de mensagens. Graças ao poder da IA, o software para veículos poderá, por exemplo, resumir mensagens longas e contextualizar conversas em chats em grupo.
O Google também anunciou que o Android Auto vai oferecer sugestões de respostas rápidas. Aliás, elas podem ser enviadas com apenas um clique. Com isso, o condutor poderá informar que está dirigindo e responderá assim que possível ou enviar outras respostas sem se distrair ou tirar os olhos do caminho para digitar no celular.
Outras novidades
O Gemini, o sistema de inteligência artificial da empresa, também terá um método de acesso rápido. A empresa implementou o recurso diretamente no aplicativo nativo de mensagens. No entanto, neste momento, o recurso está em testes beta e disponível apenas em inglês.
O Lookout é uma das ferramentas mais interessantes lançadas pelo Google nos últimos anos. Ela permite que usuários com deficiência visual possam ouvir uma leitura em voz alta do conteúdo de rótulos de quase todo tipo de produto.
A grande novidade de acessibilidade é que o Lookout, que agora também recebeu IA, será capaz de interpretar mais precisamente textos imprecisos ou incompletos. Além disso, agora a plataforma está disponível em todas as regiões do planeta, mas no momento ainda possui suporte apenas ao inglês.
O WearOS, sistema operacional de relógios inteligentes, mesmo que não tenha recebido grandes novidades de inteligência artificial, não ficou de fora do pacote de melhorias. Agora, o Google Wallet permite o acesso a documentos e cartões diretamente no smartwatch. Antes era possível usar e consultá-los apenas no app para Android.
Além disso, outra melhoria é o suporte para consulta de rotas de transporte público no Maps via comandos de voz, o que torna o processo bem mais prático.