Não jogue a casca de banana fora: é um ingrediente valioso na nutrição
A casca da banana é fibrosa, dura e não tão saborosa, certo? Mas você sabia que ela também é saudável? Um artigo da revista Food Science & Technology encontrou uma forma de reaproveitar essa parte, quase sempre descartada: colocando na farinha.
“A casca de uma banana representa cerca de 35% da fruta madura e geralmente é descartada em vez de consumida. Elas não são apenas comestíveis, mas também ricas em vários nutrientes essenciais, incluindo potássio, fibra alimentar, gorduras poliinsaturadas e aminoácidos essenciais”, observa o site Healthline.
Para os estudos, a equipe pegou bananas maduras e intactas, removeu as cascas e descartou a própria fruta. As “embalagens” foram branqueadas, secas e moídas em um pó fino, misturado com farinha de trigo comum, leite em pó desnatado, açúcar em pó e óleo vegetal. A junção dos ingredientes resultou em cinco fornadas de cookies.
De acordo com os resultados, com uma proporção muito alta de farinha de banana, os biscoitos ficaram mais duros e mais marrons do que o normal. Provavelmente devido ao aumento de fibra nas cascas.
Enquanto isso, com uma proporção menor do ingrediente – 7,5% de farinha de casca de banana para 92,5% de farinha de trigo – a textura e a aceitabilidade geral foram melhores em comparação aos outros lotes. O experimento foi feito com um painel de degustação de biscoitos.
Além disso, com menos farinha, a longevidade dos biscoitos não sofreu prejuízo, durando tanto quanto as versões tradicionais da receita em temperatura ambiente.
É uma descoberta simples, mas que ajuda a reduzir o desperdício e melhorar a saúde. Os estudiosos acreditam que, se os biscoitos puderem ser enriquecidos sem afetar seu sabor ou validade, a farinha de casca de banana pode tornar as guloseimas mais nutritivas.