_Cultura

“Não! Não Olhe!” mal chegou e já está fazendo sucesso com a crítica; veja as 1ª reações

“Não! Não Olhe!” (ou “Nope”, no original) tem previsão de estreia no Brasil em 25 de agosto. Nos EUA, a obra chega aos cinemas em 22 de julho

Nope

Imagem: Divulgação/Reprodução Universal Pictures

Jordan Peele não brinca em serviço, e segue firme e forte como um dos diretores mais respeitados de sua geração. Agora, tudo indica que “Não! Não Olhe!” (ou “Nope”, no original) é outro acerto entre os diversos filmes em que esteve no comando. O longa do cineasta responsável por “Corra!” (2017) e “Nós” (2019), já teve suas primeiras reações divulgadas pela crítica internacional, e vem recebendo muitos elogios. 

Com “Não! Não Olhe!”, Jordan Peele chega numa pegada mais alienígena, e mostra residentes de um rancho afastado de tudo, no interior da Califórnia, nos Estados Unidos. A trama apresenta a busca de dois irmãos para entender o mistério por trás da morte súbita do pai deles.

E para começar, “Não! Não Olhe!” abriu o famoso site agregador de críticas, o Rotten Tomatoes, com 90% de aprovação dos principais veículos de imprensa. Agora, a nota está em 82% de aprovação com base em 119 comentários dos críticos. Além disso, alguns jornalistas soltaram elogios ao longa por meio do Twitter, e definem a produção como “é de outro mundo, indescritível” e até fazem comparação entre Jordan Peele e Steven Spielberg, e usam como exemplos filmes como “Tubarão”. 

Erik Davis, do Fandango, disse: “De Jordan Peele, ‘Não! Não Olhe!’ é um dos melhores filmes que assisti esse ano! É assustador e feroz, mas também muito engraçado e diferente de qualquer filme de OVNI que você já viu. É um épico de terror totalmente único e MUITO divertido, cheio de surpresas selvagens e uma performance inesquecível de Keke Palmer”. 

Já Chris Killian, do Comicbook, afirmou que o filme “não é nada do que você espera que ele seja. Um fime envolvente, que te faz pensar, tão confuso quanto é aterrorizante e, como a maior parte dos filmes de Jordan Peele, cheio de camadas que você provavelmente não vai absorver em só uma sessão.”

Shannon Mcgrew, do Nightmarish, descreve que “Não! Não Olhe! é de outro mundo, indescritível. Entre cenas de terror puro e momentos sentidos entre os personagens, o filme é uma experiência que não será fácil de superar, e que fará o seu queixo cair até o chão. Jordan Peele fez de novo!”

Kevin Polowy, do Yahoo, aponta as diferenças entre os outros filmes feitos pelo cineasta. “A coisa mais importante a se saber sobre Não! Não Olhe! é que ele é muito diferente de Corra! e Nós. Este é Jordan Peele abrindo suas asas e fazendo uma ficção científica à la Spielberg, com todo o subtexto que você esperaria. Entre na sessão com a mente aberta, e você será recompensado.”

Simon Thompson, da Forbes e Variety, define a produção como um quebra-cabeça. “Não! Não Olhe! é o filme mais confiante, livre e potencialmente polêmico de Jordan Peele até hoje. Trocando os pontos de exclamação do horror pelos de interrogação da ficção científica, este não é um filme sobre sustos. Com toques de Contatos Imediatos em Terceiro Gray, Tubarão e mais, este é um verdadeiro quebra-cabeças.”

O longa mostra como uma cidade isolada no deserto da Califórnia se transforma no centro de um grande evento extraterrestre com a chegada de um OVNI. No último trailer divulgado, é possível ver os irmãos na tentativa de filmar e determinados a obter provas, para vender as primeiras imagens autênticas dos alienígenas. Segundo a sinopse de “Não! Não Olhe!”, “os residentes do interior da Califórnia testemunham uma descoberta estranha e arrepiante”. 

Estrelado por Daniel Kaluuya (“Judas e o Messias Negro”), que volta a trabalhar com Peele no novo filme, o elenco principal conta ainda com Keke Palmer (“As Golpistas”) e Steven Yeun (“The Walking Dead”). Além de dirigir, Jordan Peele também é responsável pelo roteiro do projeto que afirma ser o mais ambicioso de sua carreira.

“Não! Não Olhe!” tem previsão de estreia no Brasil em 25 de agosto. Nos EUA, a obra chega aos cinemas em 22 de julho.

Sair da versão mobile